MS Notícias

Economia

Transparência, competitividade e corrupção: entenda a nova lei de licitações

Divulgação / Prefeitura de Peruíbe

Há 7 anos, moradores aguardam que o Estado termine a construção do Hospital de Peruíbe (SP)


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou na  sexta-feira da semana passada (1°) a nova Lei de Licitações . Apesar dos vetos , a sanção publicada atualiza uma série de pontos obsoletos da lei anterior (8666/1993). O novo marco também detalha e simplifica alguns pontos de transparência , planejamento orçamentário e desestímulo à corrupção .

Uma licitação é uma compra ou uma contração de um serviço particular pelo governo . Ou seja, quando a União , os estados ou os municípios abrem um " leilão " para empresas especializadas fornecerem determinado serviço ou insumos, como a construção de uma pública ou o fornecimento de remédios, por exemplo. Ganha a licitação a empresa que oferecer o menor custo com a maior qualidade. 

O relator da lei no Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), destacou a permissão para seguro garantia nas licitações . Segundo ele, a medida poderá contribuir para a redução de obras inacabadas. Anastasia também ressaltou a criação de um portal nacional de contratações públicas, que centraliza os procedimentos licitatórios dos entes federativos por meio de um banco de dados.

Leia também Aumento da pandemia prejudica desenvolvimento empresarial, aponta Fecomércio RJ Governo gasta 12 vezes menos com pandemia nos primeiros 100 dias do ano Na mira de Bolsonaro, Petrobras terá novos diretores e presidente nesta segunda

Segundo o advogado Jayme Petra Netto, especialista em Direito cível e societário, o grande motivador da nova lei (14.133/21) é uma necessidade de adequação econômica. A redação original da lei, de 1993, não previa relações de mercado dinâmicas e que exigissem velocidade. "O sistema licitatório anterior se preocupava muito com a formalidade e com a burocracia, e não com as demandas do mercado", diz. 

Busca por leis transparentes

Petra explica que, após a redemocratização de 1988, os legisladores se preocupavam em criar leis transparentes e que, de certa forma, inibissem a corrupção. Na ausência da internet, dos portais de transparência e de iniciativas como a Lei de Acesso à Informação, entretanto, o processo acabou ficando burocrático e demorado em excesso. 

O processo licitatório não atinge somente contratações do Poder Executivo, mas se estende às empresas estatais. Assim, empresas que deveriam ser competitivas no mercado, ficavam sujeitas a formalidades lentas.

"No Brasil, o Estado é, por tradição, um produtor, uma empresa pública muito forte. Para empresas grandes e competitivas, um processo burocrático daqueles era terrível", comenta. 

Você viu?

Competição

Petra destaca que a nova legislação impede que certos "favoritismos" atrapalhem a competitividade de um processo licitatório. 

De acordo com ele, a requisição de papelada extensa e específica poderia beneficiar os empresários próximos do gestor - os "amigos do rei", como ele mesmo descreve. Enquanto este grupo de empresários já sabia o que seria requerido, e os entregaria no prazo, os demais concorrentes sairiam atrás na competição, visto a dificuldade de aquisição destas certidões e atestados.

Ainda assim, ele aponta que alguns pontos importantes foram deixados de lado. O principal é o que ele chama de procedimento dinâmico de apreciação de preços. Trata-se de um mecanismo de pesquisa de preços constante, a fim de avaliar o mercado e as condições de compra. "No final das contas, é incorporar à vida pública um conceito básico, né? Antes de comprar qualquer coisa, você visita várias lojas, olha o preço e escolhe o melhor custo-benefício".

Petra ainda aponta que a lei pode ajudar na privatização de empresas públicas. "As privatizações têm regras próprias, mas, no geral, seguem as diretrizes de um processo público de compra e venda. Esse procedimento novo e mais ágil vai ajudar e o exemplo já está aí, né? Os leilões de infraestrutura aconteceram todos na parte da manhã em menos de uma semana, já sob a lei nova", diz. 

Transparência e corrupção

Uma das principais ferramentas de combate a corrupção é a transparência. De acordo com a nova lei, o governo deverá criar um site unificado para registrar todas as compras do governo no nível municipal, estadual e federal.

A lei avança em explicitar a fase pré-licitação - ou seja, a justificativa para uma compra ou contração nova. Além disso, Petra explica que o marco vetou que os autores dos projetos de contratação possam participar, ainda que indiretamente, do processo da compra.

A nova lei também aumenta penas para crimes relacionados a licitações e contratos, e exige seguro-garantia para obras de grande porte. A garantia, que será de até 30% do valor da licitação, permite que as seguradoras assumam obras interrompidas.

O novo marco também estabeleceu um cronograma de transição de dois anos para a nova legislação entrar plenamente em vigor. Nesse período, as licitações poderão ser realizadas com base nas atuais Lei de Licitações, Lei dos Pregões e na Lei do Regime Diferenciado para que os órgãos públicos se adequem às novas regras. Após esse prazo, passará a valer exclusivamente o novo modelo.

(*) Sob supervisão de Valeska Amorim

Fonte: IG ECONOMIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }