CULTURA | ALDIR BLANC | EMERGENCIAL
Cia de dança lança filme de terror online e celebra duas décadas de grupo
Coreografia já foi apresentada nos palcos há sete anos, é inspirada na poesia de Clarice Lispector
Um espetáculo de dança da Cia do Mato foi transformado em um filme de terror de curta-metragem e estreia no dia 2 de maio no YouTube, a partir das 20 horas.
Terão também mais 2 apresentações, no dia 15 de maio e a última em 4 de junho no mesmo horário.
Para ter acesso ao filme é preciso se cadastrar e retirar o ingresso online (AQUI).
Conforme os realizadores, o filme ganhou o nome de “Mudança” e celebra os 20 anos de trabalhos da Cia, revivendo um dos seus espetáculos.
A coreografia já foi apresentada nos palcos há sete anos, é inspirada na poesia de Clarice Lispector e traz reflexões sobre a rotina e o apreciar dos novos caminhos.
O roteiro é do bailarino Halisson Nunes, que também atua no filme, e do produtor de vídeo Helton Perez, também diretor do filme.
Para eles, o trabalho é resultado de uma evolução. "O Mudança foi um espetáculo que teve um impacto bem grande quando o vimos na estreia. Logo em seguida, conversando com o pessoal da companhia, já tínhamos falado que ele tinha uma pegada de filme de terror por todos os elementos em cena, a trilha original do Jonas Feliz, a iluminação mais sombria que o Espedito Di Montebranco montou e todo o trabalho de corpo dos bailarinos”, explicou.
“Mesmo sem muitos elementos em cena (uma mesa com uma fruteira, um espelho e rosas), todo o restante era bem sugestivo sobre uma ambientação que remetesse à uma casa antiga”, opinou o diretor Helton.
Halisson prefere chamar todo o trabalho de compartilhamento. “O projeto é resultado de um trabalho coletivo, desde a apresentação do espetáculo foi pensada a dramaticidade da coreografia e viemos nesse tempo construindo essa linguagem para virar o filme”, esclareceu.
O cenário do filme é instigante e complementa a performance do elenco todo formado pelos bailarinos da Cia do Mato. O imóvel onde se passa o filme, a Casa do Doutor Gabi, em Corumbá, traz elementos que complementam toda a linguagem. Os azulejos, a arquitetura e os objetos preencheram os vazios do palco, mas mantêm o espírito do espetáculo. As cenas complementares se passam na Casa Engenheiro Carlos Miguel Mônaco, que fica na Vila dos Ferroviários, na Capital.
VEJA UM TEASER
Além de Halisson e estão na montagem, Ana Carolina Brindarolli Brendon Feitosa, Frantielly Khadija Icassat, Maria Fernanda Figueiró, Robson Bento da Silva e Tanara Macial Aguiar.
Todo o projeto é patrocinado pelo Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC), da Sectur de Campo Grande. Serão três exibições pelo canal do Youtube da Cia do Mato.
