MS Notícias

Variedades

Rotas Sanmartinianas: um passeio histórico pelos Andes

Reprodução

Rutas Sanmartinianas


Resumo As Rutas Sanmartinianas saem da cidade de Mendoza, Argentina e vão até o Chile A Cordilheira dos Andes é a maior cadeia montanhosa do mundo Ao todo, são 400 quilômetros percorridos, ida e volta


As Rutas Sanmartinianas Del Cruce de los Andes são trilhas que saem da cidade de Mendoza, Argentina, e que vão até o Chile. Elas possuem este nome porque foram criadas pelo general José San Martín, que ao lado de Simon Bolívar, lutou pela independência dos países sul-americanos do domínio espanhol. O nome da taça Libertadores da América é uma homenagem a esses líderes. 

San Martín era argertino e além da luta em seu país, participou dos movimentos pela independência do Chile. Praças, ruas e cassinos foram batizados com seu nome, em sua homenagem.

Ao todo há seis Rotas Sanmartinianas. O turista pode optar por realizar todo o trajeto do Parque de Aconcágua, que é conhecido por Passeio da Alta Montanha ou Circuito da Alta Montanha. Neste caminho é possível realizar trilhas, conhecer represas, estações de esqui, teleféricos, além de histórias e lendas riquíssimas dos povos que já habitaram o local.

Você viu?

A Cordilheira dos Andes é a maior cadeia montanhosa do mundo. Para conhecê-la o turista pode escolher qualquer um desses trajetos ou, quem sabe, todos eles. 

Rotas Sanmartinianas

A primeira rota é a reserva de Come-Caballos, seguindo por Guana Los Patos e chegando no pequeno vilarejo de Uspallata, em que os viajantes aproveitam para tomar um café e descansar. No período pré-hispânico, o povoado abrigava povos indígenas e é possível visitar algumas ruínas arqueológicas ainda presentes no local. Logo depois, o turista chega em El Portilho e encerra o trajeto pela trilha El Planchón.

Ao todo, são 400 quilômetros de ida e volta. Os trajetos são oferecidos por diversas agências de turismo, que costumam sair às 7h30 e voltam apenas à noite, por volta das 19h. 

Também é possível realizar a rota por conta própria, basta alugar um carro em Mendoza. Como todo o trajeto é feito ao longo da Ruta Nacional 07, é bem simples, fácil de seguir e as ótimas condições da estrada auxiliam o turista a aproveitar melhor a viagem. 

O passeio é oferecido em qualquer época do ano. Antes de iniciar o trajeto, é preciso providenciar itens como bonés, protetores solares, óculos escuros, jaquetas corta-vento e roupas térmicas. Por conta da altitude, é comum algumas pessoas sentirem mal-estar, então as paradas durante a estrada são imprescindíveis. Também é recomendado ter à mão algum medicamento para enjôo. 

Fonte: IG Turismo
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }