MS Notícias

Economia

Cadastro Positivo reduz juros para consumidores, diz pesquisa do BC

Reprodução: iG Minas Gerais

Operações com informações do Cadastro Positivo ficaram mais baratas em pesquisa

Os consumidores que têm seus dados disponibilizados no Cadastro Positivo tiveram acesso a taxas de juros menores ao tomar empréstimos pessoais, aponta um estudo do Banco Central (BC) enviado nesta segunda-feira (03) ao Congresso.

De acordo com o documento, as operações de empréstimo pessoal em que os consumidores tinham pontuação no Cadastro Positivo registraram um spread bancário diferença entre a taxa que os bancos pagam para captar dinheiro e os juros que cobram dos clientes 10,4% menor do que pessoas que não estavam no Cadastro.

"Os resultados desta seção sobre a relação entre taxa de juros e escores mostram evidência de que as informações provenientes do Cadastro Positivo provavelmente levaram a uma queda, em média, das taxas de juros para clientes novos de operações de empréstimo pessoal no período de agosto a dezembro de 2020" diz o estudo.

A pesquisa ainda apontou que quanto mais a nota de crédito subiu com o Cadastro Positivo, mas os spreads caíram em relação a quem não tem suas informações no Cadastro.

O Cadastro Positivo é um sistema de pontuação que atribui uma nota de crédito para o consumidor. Criado em 2011, ele passou a ter adesão automática em 2020, após aprovação de um projeto no Congresso. A ideia é que as instituições financeiras tenham mais conhecimento sobre os clientes e, com isso, possam oferecer condições melhores em empréstimos, por exemplo.

Você viu?

Leia também iG lança serviço de saúde inovador e barato com foco na telemedicina Texto da reforma tributária será lido nesta terça-feira, diz relator IR: Quase metade dos contribuintes ainda não enviou declaração

A pesquisa também estimou que a utilização do Cadastro Positivo fez com que as instituições financeiras alterassem as pessoas nas faixas de risco de crédito. Enquanto 41% migraram para faixas de menor risco, 33% não se alteraram e 26% foram para uma faixa de maior risco.

Um menor risco de crédito facilita a tomada de empréstimos e pode resultar em condições melhores, como prazos mais alongados ou juros menores, porque as instituições financeiras têm mais segurança de que serão pagas.

O estudo apresentado pelo BC ao Congresso era uma obrigação prevista na lei aprovada no ano passado. A legislação previa que a autoridade monetária deveria produzir um relatório sobre os resultados alcançados com a mudança.

Fonte: IG ECONOMIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }