MS Notícias

Economia

IBM lança menor processador do mundo que vai revolucionar celulares e notebooks

Divulgação/IBM

Wafer de chips de 2 nanômetros

A IBM revelou nesta quinta-feira (6) o primeiro processador do mundo a ser construído com 2 nanômetros. Atualmente, já existem chips de até 3 nanômetros, e a novidade não torna os modelos apenas menores, mas também mais poderosos e eficientes no consumo de energia.

De acordo com a IBM, a arquitetura de 2 nanômetros permite que um processador tenha desempenho 45% maior do que um desenvolvido com 7 nanômetros. Além disso, se eles tiverem desempenhos equivalente, o consumo de energia do chip menor é 75% mais baixo.

A novidade pode ter diversas aplicações, desde smartphones até data centers . Se implementado em um celular, por exemplo, o processador pode fazer com que o dispositivo só tenha a bateria recarregada a cada quatro dias. Já em data centers, os chips podem ser usados para reduzir o consumo de energia, contribuindo para a diminuição da emissão de carbono .

Leia também MediaTek ultrapassa Qualcomm e se torna maior fornecedora de chips de celular Google Pixel 6 pode ser o primeiro smartphone com processador próprio da empresa Praticidade no lar: conheça a tendência das casas inteligentes

A IBM ainda afirma que notebooks , veículos autônomos, dispositivos de internet da coisas e diversos outros setores da indústria podem se beneficiar da novidade. Por enquanto, não existe data para os processadores de 2 nanômetros realmente chegarem ao mercado, mas isso ainda pode demorar um pouco, ficando para o final de 2024.

Fonte: IG TECNOLOGIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }