MS Notícias

Economia

Abono salarial para aposentados de baixa renda? Comissão rejeita PL; entenda

Agência Brasil

Projeto pretendia liberar o benefício para aposentados de baixa renda

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados rejeitou na quarta-feira (6) o projeto que concede o abono salarial para aposentados de baixa renda da Previdência Social . Os parlamentares entenderam que alguns beneficiários não trabalharam para empresas e por isso não teriam direito ao auxílio.

"Muitos desses aposentados não faziam jus ao abono salarial quando em atividade, pois não trabalhavam para pessoas jurídicas", disse o relator da matéria, deputado Eduardo Costa (PTB-PA). 

O texto prevê o direito ao abono salarial para o aposentado que recebe até dois salários mínimos (R$ 2.200) e está cadastrado há cinco anos pelo menos no Fundo de Participação PIS/Pasep ou no Cadastro Nacional do Trabalhador.

Leia também iG lança plataforma para comparar planos de celular e internet no mercado INSS muda regra e autônomo pode precisar trabalhar mais para aposentar; entenda INSS vai reajustar aposentadoria; veja se a sua está inclusa

Para rejeitar o PL, o relator ressaltou não ter na Constituição inclusão de aposentados como potenciais beneficiários do abono salarial. Por outro lado, o benefício é financiado pelo PIS/Pasep, para o qual os aposentados não contribuem.

O projeto ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados e deve ser analisado pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: IG ECONOMIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }