MS Notícias

Economia

Pix Cobrança: serviço de boletos começa a funcionar hoje; conheça

Redação 1Bilhão Educação Financeira

14 de maio implementação do Pix Cobrança

O novo serviço " Pix Cobrança " passa a funcionar a partir desta sexta-feira (14). Com ele, o prestador de serviço poderá emitir um  QR Code , semelhante a um boleto, para receber pagamentos imediatos em pontos de venda ou comércio eletrônico, por exemplo, além de cobranças com vencimento futuro.

Pelo aplicativo será possível definir prazo, valor, multa e até  juros . As instituições financeiras terão até julho para se adaptar às mudanças. 

"A regra estabelece que as instituições participantes do Pix, que não conseguirem proporcionar a experiência completa de pagamento (leitura do QR Code e pagamento em data futura) no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente", anunciou o Banco Central (BC) em nota.

Leia também Conta de luz mais barata: Senado aprova redução pelos próximos 5 anos; entenda Auxílio emergencial: Caixa adianta pagamento da 2ª parcela; veja o calendário Com iG Segurança Digital é possível se proteger de diferentes tipos de phishing

"Esse é um período transitório, que dá as instituições um tempo adicional para finalizar as adequações nos sistemas. A partir de 1º de julho todos os participantes precisam ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento do QR Code para data futura", completa.

O plano da instituição é modernizar o serviço que já soma mais de R$ 1 trilhão em transações. Pela praticidade e gratuidade, o Pix já é responsável por 50% das transações no Brasil.

O BC planeja permitir transações instantâneas internacionais, e pagamento de salários pela plataforma.

Fonte: IG ECONOMIA
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; } #exibe-noticia p.imagem { display: none; } .imgPadrao { display: none; }