MS Notícias

Política

Prefeitura celebra Dia de Combate à LGBTfobia.

Prefeitura celebra Dia de Combate à LGBTfobia.

Data fortalece a luta contra o preconceito. 

Dia 17 de maio é o Dia Estadual e Internacional de Combate à Homofobia, uma data marcada para celebrar a diversidade e fortalecer a luta contra o preconceito aos homossexuais, transgêneros, travestis e bissexuais. 

A data é celebrada nesta data porque no dia 17 de maio de 1990 a OMS - Organização Mundial da Saúde declarou oficialmente que "a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio", eliminando assim a homossexualidade da Classificação Internacional de Doença. Há 10 anos Mato Grosso do Sul celebra o dia pela Lei Estadual nº 4.031, visto que é obrigação do Estado garantir a proteção de toda e qualquer forma de tratamento desumano ou degradante contra quaisquer pessoas. 

Ao longo de todos estes anos de luta a comunidade LGBT+ comemora algumas conquistas. "Em maio de 2011 o STF oficializou a união homoafetiva, em 2019 a homofobia foi reconhecida como crime de racismo no Brasil, tivemos também a aprovação para o uso do nome social e o reconhecimento da identidade de gênero. Porém, os números ainda são assustadores, a cada 26 horas uma pessoa LGBT+ é assassinada ou comete suicídio no Brasil, somando 67% dos casos mundiais, são milhares de sonhos e projetos de vida interrompidos em razão do preconceito, ainda não estamos preparados para aceitar que o amor é livre, o amor é de todos e merece respeito", afirmou Giovani Arguelho, Coordenador da pasta de Relações de Políticas Públicas LGBT+ de Maracaju. 

Este ano por conta da pandemia da Covid-19 o município não realizará ações voltadas para a data, mas, Maracaju busca ser uma cidade cada vez mais inclusiva, conscientizando e buscando combater o preconceito contra a população LGBT. 

A Prefeitura de Maracaju faz um apelo para que toda a população respeite as diferenças e deixa um alerta: Em caso de preconceito, discriminação ou violação de direitos humanos, denuncie! Disque: 190 - Polícia Militar, ou 100 Disque Direitos Humanos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Maracaju - MS
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; }