MS Notícias

EX-SECRETÁRIO | AMAZONAS

AO VIVO: Macellus Campelo é alvo hoje (15.jun.2021) da CPI da Pandemia

Campelo, que já foi preso após investigação da Polícia Federal, pode se valer da manobra de Wilson Lima e "escapar" da Comissão

Marcellus Campelo foi secretário de saúde durante a crise de abastecimento de oxigênio em Manaus - (Saúde/AM)

Mais uma vez um dos momentos mais críticos do Brasil na pandemia, até então, volta à pauta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o depoimento de Marcellus Campelo, que foi secretário de Saúde durante o colapso no fornecimento de oxigênio, quando foi possível registrar a cena desesperadora de populares correndo com cilindros nos ombros para tentar salvar vidas.

Entretanto, como destaca a Agência Senado, Marcellus pode se valer da situação que se aproveitou o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima. A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou que, como o chefe do executivo é alvo de investigação pela Polícia Federal, não "precisaria produzir provas contra si mesmo", colocando a presença dele como não compulsória.

Sobre os trabalhos da CPI, o relator Renan Calheiros, apontou em coletiva que a Comissão encaminha-se para uma nova fase e avanço da própria investigação.

"É uma nova fase da própria investigação, que já coligiu provas e mais provas e precisa reclassificar essas pessoas, agora na condição de investigados. Não podemos ser imprecisos nessa fase da investigação. A CPI começou sem nenhum investigado, todos falaram na condição de testemunha. E o próprio STF estabelece tratamentos diferentes", disse.

Requerimentos que pediram a convocação de Marcellus Campelo foram apresentados pelos senadores Marcos Rogério (DEM-RO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Segundo a Agência Senado, Marcos Rogério aponta que além de “esclarecer os fatos no tocante ao colapso da saúde no estado do Amazonas no começo do ano”, o ex-secretário deverá dar seu parecer sobre o enfrentamento da pandemia pelo governo federal e à fiscalização da aplicação de recursos federais por estados e municípios no combate à pandemia.

Enquanto que, para Alessandro Vieira, o depoente terá que esclarecer “todas as circunstâncias relativas ao colapso da saúde na capital amazonense no início do ano, especialmente com relação à falta de oxigênio e à atuação dos gestores públicos para a resolução da crise”.

Corre ainda uma investigação, pela Polícia Federal, que apura se o governo do Amazonas favoreceu empresários locais para a construção de um hospital de campanha que foi erguido em Manaus. Houve buscas na casa de Wilson Lima, também na sede do governo, na Secretaria de Saúde e na residência do então secretário Marcellus Campelo, que chegou a ser preso.