MS Notícias

Política

Ar seco e quente pode marcar o sábado em Mato Grosso do Sul

O tempo segue firme e seco em todas as áreas de Mato Grosso do Sul neste sábado. O sol brilha forte entre poucas nuvens, fazendo com que as temperaturas se elevem rapidamente. 

A qualidade do ar que tem atingido níveis críticos nos últimos dias, deve se manter assim neste final de semana. De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) a variação estimada para as regiões centro-norte, leste, centro-norte da região pantaneira e norte da região sudoeste pode ficar entre 10-30%. 

O dia pode começar com temperatura na casa dos 13°C na região norte, e a máxima pode chegar aos 38°C na região pantaneira. 

Na capital dia de tempo firme com bastante sol e temperaturas entre 18°C a 31°C.

 

Recomendações

Especialistas recomendam a ingestão de bastante líquido, especialmente de agua, umidificar ambientes, e evitar a exposição direta ao sol e a pratica de atividades físicas nas horas mais quentes e secas do dia. Confira no link mais detalhes sobre essas recomendações: Na rota de lugares mais secos do País, especialistas de MS dão dicas de como cuidar da saúde

O tempo seco também acende o alerta para as queimadas urbanas e incêndios florestais. "A gente orienta as pessoas a não fazerem o uso do fogo. Não há autorização agora nesse período, o Estado antecipou a proibição por 180 dias. Normalmente iniciava em 1° de agosto e se estendia até outubro no Pantanal, e setembro em outras áreas, foi antecipado e já está proibida qualquer tipo de queima controlada, mesmo quem tinha autorização anterior", explica o tenente-coronel da Polícia Militar Ambiental (PMA) Edmilson Queiroz. 

Vale lembrar que além dos prejuízos ambientais, e dos riscos que a fumaça oferece a saúde, existem os prejuízos financeiros, pois a responsabilização administrativa tem uma multa que pode variar de R$ 1 mil por hectare a R$ 5 mil. A pena criminal pode chegar a 4 anos de reclusão, e inclui a possibilidade de reparação do dano ambiental e a outras propriedades. 

Mireli Obando, Subcom

Foto: Saul Schramm

Fonte: Governo MS
#texto-post div div { background: #FFF!important; } #texto-post p { margin-bottom: 20px; } .gd12 * { margin-bottom: 10px; font-size: 11px!important; } #infocoweb_corpo aside { font-size: 10px; font-weight: normal; } br[data-mce-bogus] { display: none; } #infocoweb_corpo figure.foto-legenda { font-size: 11px; }#infocoweb_corpo p:empty { display: none!important; }div#infocoweb_corpo { text-align: left; }#infocoweb .wp-video { width: 100%!important; }#infocoweb video { width: 100%!important; }#infocoweb .wp-playlist { display: none; }#infocoweb img{width: 100%!important;}div#infocoweb_cabecalho img { width: unset!important; }