MS Notícias

DIREITO ESTUDANTIL

Prazo de inscrição para o Enem sem taxa termina no domingo (26.set.2021)

Inscritos nesse período farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio desse ano nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022

Inscrição pode ser feita pelo site do enem. - (Marcello Casal Jr./Ag.BR)

Vai até domingo (26.set.2021) o prazo para Inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sem taxa de R$85, disponível através do site do Enem. Essa medida vale inclusive para aqueles estudantes que também conseguiram a isenção na última edição e não compareceram à prova. 

Com a reabertura do processo determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), esse novo prazo de 12 dias devolveu os direitos e beneficiou quase três milhões de estudantes, segundo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Vale lembrar que para quem se inscreveu entre 14 e 26 de setembro, as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022. 

Aqueles que já estavam inscritos para a prova, antes da divulgação do novo prazo, realizam o Exame Nacional do Ensino Médio nos dias 21 e 28 de novembro de 2021. 

Ainda que em 2020 a população mundial já estivesse sob o regime de pandemia, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), só teria acesso à isenção quem justificasse sua ausência no Exame com acidente de trânsito no dia da prova, emergência médica ou morte na família, sem constar o medo de contrair Covid. A Defensoria Pública da União pediu então o recuo do governo na Justiça.

MEC estuda adiar Enem após STF determinar reabertura das inscrições

Como reflexo do cenário pandêmico, a edição 2020 do Enem teve recorde histórico de abstenção desde 2009. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio servem para que o estudante participe de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu); Programa Universidade para Todos (ProUni) ou o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). 

Dados de um levantamento do Semesp, compilados pelo portal Uol Educação, apontam que essa edição é a mais branca e elitizada em uma década. Enquanto foi registrada queda de 53% entre candidatos negras e 54,8% de indígenas, a de brancos caiu 35,7%.