MS Notícias

INTERNACIONAL | BEIRUTE (LB)

Vídeo: vários mortos em manifestação em Beirute

Há mais de 30 feridos, alguns dos quais em estado grave

Vidros estilhaçados e destroços são vistos após o início de tiros em um local próximo a um protesto que estava acontecendo contra o juiz Tarek Bitar, que está investigando a explosão do porto do ano passado, em Beirute, Líbano, em 14 de outubro de 2021. - Foto: Reuters

Pelo menos cinco pessoas morreram numa manifestação, em Beirute, no Líbano nesta quinta (14.out.21), contra o juiz que decidiu suspender a investigação à explosão na capital do Líbano, no ano passado. Segundo o Governo, há mais de 30 feridos, alguns dos quais em estado grave.

O ministro do Interior disse que muitos dos que ficaram feridos foram atingidos por atiradores que se encontravam em edifícios. Bassam Mawlawi classificou os acontecimentos como "um sinal muito perigoso".

O protesto foi convocado pelo movimentos xiitas Hezbollah e Amal, para exigir a substituição do juiz Tareq Bitar, o segundo magistrado a liderar a investigação à explosão no Porto.

Na quarta-feira (13.out.21), o Hezbollah acusou os Estados Unidos de interferirem na investigação, com o objetivo de envolver o grupo libanês e os seus aliados.

TARIQ BITAR É O SEGUNDO JUIZ A INVESTIGAR A EXPLOSÃO NO PORTO DE BEIRUTE

Desde sua nomeação em fevereiro, Bitar, que também dirige o tribunal criminal de Beirute, tem procurado altos funcionários políticos e de segurança para interrogatório na investigação da explosão em Beirute.

Ele é o segundo investigador judicial a chefiar a investigação. O primeiro juiz encarregado de liderar a investigação foi demitido depois que dois ex-ministros acusados na investigação entraram com um pedido de remoção do magistrado.

Várias petições legais de funcionários que estão sendo processados para demitir Bitar não tiveram sucesso.