NACIONAL | COMODORO (MT)
Acidente entre van e caminhonete deixa 13 mortos em MT; velório coletivo
Colisão aconteceu próximo a uma curva; velocímetro estava travado em 150 km/h
Oito pacientes em tratamento contra o câncer, dois acompanhantes, o motorista de uma van e dois ocupantes de uma caminhonete SW4 morreram na manhã do sábado (30.out.21) na BR-174, em Comodoro (MT), após a van que seguia com pacientes para fazer hemodiálise em Vilhena (RO), chocar-se frontalmente contra a SW4, que tinha três passageiros que vinham de Ariquemes (RO) com destino a Curitiba (PR), um dos ocupantes da caminhonete sobreviveu.
Segundo a Polícia Civil do município, também sobreviveu uma ocupante da van, a técnica de enfermagem Silvana Machado e o ocupante da SW4, cuja identificação não foi confirmada.
As vítimas fatais foram: João Alves Franco, José Luis da Silva, Antônio Pereira Soares, Silvalda Souza Silva, Luiz Guslinski, Geraldo Aparecido, Cenire dos Santos e Mailon Rocha, que faziam tratamento ao câncer e as acompanhantes: Aparecida Guslinski e Elenice Fernandes de Souza, além dos motoristas da van: Elias Santos e os ocupantes da SW4: Márcio Coelho e Juliano Coelho.
O MS Notícias confirmou os nomes. Veja o documento oficial da prefeitura passando as identidades dos mortos no acidente:
A prefeitura de Comodoro disse que preparou um velório coletivo no Salão Paroquial da cidade. Seis vítimas foram veladas no local. Outras duas vítimas que são de Comodoro foram veladas em outras comunidades.
Os corpos começam a ser liberados na noite de sábado. O trabalho da Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec) para a liberação dos corpos é realizado em duas funerárias de Comodoro. A cidade não possui unidade do Instituto Médico Legal (IML).
Duas pessoas vítimas do acidente não moravam em Mato Grosso, um corpo será encaminhado para Curitiba (PR) e outro será velado em Porto Velho (RO).
Uma análise preliminar da polícia e da perícia aponta que o acidente teria ocorrido após a caminhonete SW4 invadir a pista contrária e atingir a van. Imagens divulgadas pelo Jornal O Diário Online mostram o velocímetro da caminhonete travado nos 150 km/h. A real velocidade do veículo ainda será apurada e apontada em laudo da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec). O acidente aconteceu próximo a uma curva.
A avaliação das possíveis causas da colisão frontal é da equipe do delegado de Comodoro, Ricardo Marques Sarto, e do responsável pela Politec (Perícia Oficial e Identificação Técnica) de Pontes e Lacerda, José Roberto. Contudo, as causas concretas do acidente serão apontadas em um laudo que ainda será emitido pela Politec.
LUTO OFICIAL
A Prefeitura de Comodoro, a Prefeitura de Cuiabá e o governo de Mato Grosso divulgaram nota lamentando o trágico acidente.
Comodoro decretou luto oficial de três dias por causa do acidente envolvendo um veículo oficial do município que realizava o transporte de moradores para Vilhena, para atendimento médico, e um veículo particular, "que ceifou prematuramente a vida de pacientes, acompanhantes e um servidor público".
A Prefeitura de Cuiabá lamentou as mortes e prestou solidariedade ao município. “Nossa total solidariedade ao prefeito de Comodoro, Rogério Vilela Victor de Oliveira e a todos os familiares das pessoas vitimadas nesta terrível tragédia. Recebam nosso abraço afetuoso e sinceras condolências”, disse o prefeito em exercício, José Roberto Stopa.
Em viagem internacional, o governador Mauro Mendes e a primeira-dama, Virginia Mendes divulgaram nota lamentando as mortes. Juntos, divulgaram nota de que receberam a notícia com profunda tristeza. "Recebemos essa notícia com muita tristeza e prestamos nossa solidariedade aqueles que perderam entes queridos nesse acidente trágico, que tirou a vida de tantas pessoas. Desejamos ainda que Deus possa dar conforto aos corações de familiares e amigos nesse momento. Estaremos em oração em nome dos que partiram e também dos que ficaram", afirmaram Mauro e Virginia.
