MS Notícias

ARTISTA ÍCONE

Morre Mick Rock, fotógrafo icônico que imortalizou ascensão de David Bowie

Britânico foi responsável por capas icônicas de astros do rock, como Queen, e clicou até Lady Gaga e Snoop Dog

Rock ganhou inclusive exposição com parte de seu acervo fotográfico no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo - (Remy Gabalda/AFP)

Fotógrafo britânico que retratou imagens icônicas de artistas, como David Bowie e de bandas como Sex Pistols - ganhando a alcunha de "homem que fotografou os anos 1970" - Mick Rock morreu aos 72 anos, conforme divulgado por suas filhas nesta 6ª feira (19.nov.2021).

Michael David Rock nasceu em 1948, em Londres, formando-se pela Universidade de Cambridge em línguas modernas e medievais, e foi nos tempos colegiais que começou a se interessar por fotografia, ao registrar seus colegas.

Mick foi o criador de famosas capas de álbuns de astros do rock como Lou Reed, Iggy Pop e Queen. Posteriormente em vida, Rock viria a fotografar artistas de variados gêneros musicais, como as representantes do pop Lady Gaga; Janelle Monáe, ou até mesmo o rapper Snoop Dogg e o grupo Daft Punk.

Algumas capas de álbuns feitas por mick rock incluem “Queen II” (Queen), “Raw Power” (The Stooges), “I Love Rock’n’Roll” (Joan Jett & The Blackhearts) e “Transformer” (Lou Reed). 

Ganhou em 2014 um exposição com parte de seu acervo fotográfico no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, segundo material da agência Folhapress. "É com o mais pesado dos corações que compartilhamos que nosso amado rebelde psicodélico Mick Rock fez a jornada junguiana para o outro lado. Ele era um fotógrafo poeta –uma verdaddeira força da natureza que passou seus dias fazendo exatamente o que amava, sempre em seu próprio caminho deliciosamente espantoso. Ele era uma criatura mítica", compartilhou a família através das redes sociais. 



Mick Rock é o responsável por originalmente dirigir, e anos depois reeditar, o clipe da música "Life On Mars?", de David Bowie, single que foi lançado em 22 de julho de 1973. Confira abaixo o trabalho do diretor no clipe: