MS Notícias

NACIONAL | SALVADOR

Professor é afastado suspeito de estimular beijo entre alunos valendo nota

Alunos gravaram vídeos do momento em que questionam o professor da possibilidade de ganhar pontos na média, momento em que é possível ver o professor perguntando aos estudantes: "Não vai ter beijo?"

Reprodução

Um professor foi afastado suspeito de ter estimulado alunos do 6º ano a se beijarem em troca de pontos na média curricular. O caso ocorreu no dia 11 de novembro no Colégio Estadual Heitor Villa Lobos na cidade de Salvador, na Bahia.

De acordo com a Polícia Civil, toda a investigação está sendo feita em sigilo por se tratar de assunto relacionado a crianças e adolescentes e tanto a identidade como a área de atuação do professor também estão sendo preservadas. A Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) disse em nota que o professor, que atua há três anos na escola, foi imediatamente afastado e um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) instaurado para apurar o caso. 

"A SEC está dando toda celeridade no sentido de adiantar, ao máximo, o processo. A equipe de psicólogos da SEC dará assistência à comunidade escolar, o que inclui os estudantes e suas famílias", informou a secretaria. 

O CASO

Alunos gravaram vídeos do momento em que questionam o professor da possibilidade de ganhar pontos na média, momento em que é possível ver o professor perguntando aos estudantes: "Não vai ter beijo?". Mesmo diante da fala do profissional, não houve nenhum contato físico entre os alunos.

De acordo com o UOL, alguns estudantes disseram que nenhum beijo ocorreu e a diretora da escola, Jeana Lemos de Oliveira, pediu em publicação nas redes sociais, para que os alunos apagassem os vídeos, de forma a proteger a imagem dos menores, de acordo com a legislação que assegura os direitos às crianças e adolescentes. 

A diretora disse que houve uma reunião entre cinco estudantes e seus pais no dia do ocorrido e que as imagens gravadas já foram encaminhadas a Secretaria de Educação e que ficarão disponíveis para a polícia e o Ministério público. 

Alguns alunos disseram que os vídeos não chegaram a ser divulgados entre os alunos e que a diretora está sendo criticada por ter apagado as imagens dos celulares dos envolvidos.

A Secretaria de Educação disse ainda que "já mantém parcerias e potencializará as ações em conjunto com instituições a exemplo do Conselho Tutelar; da Secretaria da Segurança Pública (SSP), por meio da Ronda Escolar; a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), no sentido de fomentar, ainda mais, no ambiente escolar, o debate e a aprendizagem sobre questões como a prevenção e o combate a todos os tipos de violência e voltadas aos direitos humanos, das crianças e dos adolescentes".