MS Notícias

INTERIOR | PARANAÍBA

Indústria moderniza economia e alavanca novos empregos no Bolsão

Maycol Queiroz concretiza produtiva parceria com mais uma grande empresa no Município

Reunião de Maycol Queiroz e representantes da CERN, em julho de 2021. Foto: Antonio Agostini

A Pedra Agroindustrial, renomada empresa de agronegócio que atua no setor desde 1931, vai expandir os negócios e instalar em Mato Grosso do Sul a sua quarta unidade, a primeira fora de São Paulo. O novo empreendimento resulta da aquisição da Usina Companhia de Energia Renovável (CERN) e se chamará Usina Cedro. Trata-se de uma das grandes conquistas já viabilizadas pela administração do prefeito Maycol Queiroz (PDT), para a população de Paranaíba, criando mais um cenário concreto de empregos, fortalecimento econômico e inclusão social no município.

Autorizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça, a compra da CERN vai garantir para o Bolsão mais um grande empreendimento industrial no segmento sucroalcooleiro. A parceria começou a ser estabelecida por Maycol Queiroz nos contatos com os investidores desde o início de seu governo. 

Em julho de 2021 Maycol recebeu os representantes da Usina CERN, já instalada na cidade, quando ajustaram a execução de um projeto para gerar até 500 empregos diretos e indiretos. A projeção de vagas de trabalho foi feita por Claudinei Marques, diretor da Companhia, que estava acompanhado pelo diretor financeiro Paulo César Carvalho e o gerente agrícola Vinícius Pereira. Além do prefeito, participaram da reunião o secretário de Agricultura, José Souto Silva (Zé Carioca); a chefe de Gabinete, Jane Paula; e o secretário de Indústria e Comércio, Edivando Quirino.

PLANEJAMENTO

De acordo com a direção da Pedra Agroindustrial, todos os elementos técnicos em operacionais para o empreendimento estão planejados e seguirão o cronograma. A CERN (ex-Orbi Bioenergia) tem capacidade de moagem de um milhão de toneladas de cana-de-açúcar. Está em fase pré-operacional, com  formação de canaviais e a instalação dos equipamentos industriais.

A CERN, empresa de açúcar e álcool e inicialmente produzindo etanol, atua em Paranaíba desde 2015, com 45 colaboradores agrícolas e industriais. A Pedra Agroindustrial tem como principal atividade a produção de etanol, açúcar e energia elétrica a partir da cana-de-açúcar. Possui três unidades, todas no estado de São Paulo: Usina da Pedra, em Serrana; Usina Buriti, em Buritizal; e Usina Ipê, em Nova Independência. 

Associado à Copersucar, comercializadora global de açúcar e etanol, o grupo Pedra Agroindustrial destaca o cuidado em preservar sua autonomia produtiva e ao mesmo tempo estar presente em toda a cadeia de negócios de açúcar e bioenergia.

INICIATIVA

Para os paranaibenses, as ações de Maycol Queiroz e sua equipe vêm demonstrando que o planejamento estratégico e a gestão de resultados asseguram respostas concretas aos maiores desafios do município, sobretudo a geração de empregos, o fortalecimento da economia e a abertura de oportunidades para todos os segmentos. 

“Estas são iniciativas que nascem de uma condição simples e legítima: a vontade popular. São as manifestações da sociedade ouvidas e atendidas pelo poder publico. Estamos simplesmente cumprindo nosso papel. O mérito é da população, dos agentes produtivos e de todos que acreditam em Paranaíba e trabalham para vê-la cada vez mais desenvolvida”, define Maycol. Ele diz ainda que outras empresas serão atraídas pelas potencialidades locais e pela política publica de desenvolvimento que a prefeitura vem executando.