MS Notícias

CULTURA | MÚSICA | RAP

Grupo Brô MC's, rappers indígenas de MS, cantam no Rock In Rio

Xamã convidou grupo de rap sul-mato-grossense para um dos maiores festivais de música do mundo

Esses são os Brô MC's. Foto: Instagram

O Primeiro Grupo de Rap Indígena do Brasil, das etnias Kaiowá e Guarani, de Mato Grosso do Sul, os Brô MC's estarão no Rock In Rio, que terá, pela 1ª vez, um dia todo dedicado ao Rap. O grupo sul-mato-grossense cantará ao lado dos maiores nomes do Rap do Brasil no Palco Sunset no dia 3 de setembro. O palco Sunset é dirigido por @zericardo. O festival é reconhecido como um dos maiores festivais musicais do planeta. Veja os principais projetos dos Brô MCs AQUI

Foram anunciados no dia 27 de janeiro @racionaiscn (Racionais MC´s) e @criolomc (Criolo Doido, ou apenas Criolo), que encabeçando a programação convidam a rapper Mayara Andrade. 

O convite ao Brô MC’s partiu do rapper @euxama (Xamã). “É um presente imenso fazer parte deste dia histórico, a essência do rap é a mesma para todos nós. Rap é denúncia, rap é ativismo, é rimar com luta, é fazer música para questionar. Estar ao lado de artistas que sempre admiramos, é fantástico. Obrigado @euxama e @zericardooficial pelo convite!”, disse os Brô, em publicação no Instagram.

Grupo Brô Mcs fala de luta indígena ao receber Prêmio Marçal de Souza Tupã’Y

Os Brô ainda celebraram estar ao lado de duas referências do rap no Brasil. “@racionaiscn @criolomc grande escola, é uma honra fazer história no dia do Rap com vocês!”, disse. 

"É um direito conquistado, é um reconhecimento da grandeza e da representatividade desse movimento dentro do nosso país", afirmou Mano Brown, líder do Racionais, por telefone a Coluna Lineup da Folha de São Paulo. O artista volta ao Rock in Rio após se apresentar, também no palco Sunset, ao lado de Bootsy Collins em 2019.

Formado por Kelvin Mbarete, Bruno Veron, Charlie Peixoto e Clemerson Batista, o quarteto Brô MC's vai levar muitos elementos da cultura indígena ao palco: "A gente sempre utiliza a pintura, cocar, colares, que são da nossa cultura, e o mais importante de todos: a nossa língua", contou Kelvin. "Também uma informação que a gente leva com as nossas músicas é a nossa realidade. Muitas vezes, os grandes centros não sabem dessa cultura indígena, que é tão preciosa”, comentou.

Ainda estarão no palco do Rap o DJ e produtor carioca @papatinho (Papatinho) e o rapper @l7nnon (L7nnon, lê-se Lennon), que convidam para a apresentação @mchariel (MC Hariel) e @mccaroldeniteroioficial (MC Carol).

Por causa da pandemia de Covid-19, o festival, que seria em 2021, teve de ser remarcado para os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022, no Parque Olímpico, onde é montada a Cidade do Rock.

*Com Folha de S. Paulo.