MS Notícias

INTERNACIONAL

Vídeo: navio com 10 tripulantes e 50 mil barris de petróleo explode no mar

A embarcação estava situada junto à costa sul da Nigéria, no rio Escravos

Bombeiros tentam apagar um incêndio no local de uma explosão depois que caminhões-tanque pegaram fogo em uma garagem de caminhões comerciais no distrito de Apapa, na capital comercial de Lagos, na Nigéria. REUTERS/Akintunde Akinleye

Um navio de produção de petróleo explodiu na madrugada desta quarta-feira (2.fev.22), na costa da Nigéria, com 10 tripulantes a bordo. Vídeo para compartilhar - Clique AQUI

"Neste momento não há mortes relatadas, mas podemos confirmar que havia 10 tripulantes a bordo da embarcação antes do incidente e estamos priorizando as investigações com relação à sua segurança", disse o presidente-executivo da SEPCOL, Ikemefuna Okafor, em comunicado.

Desconhece-se quanto petróleo pode ter sido derramado no mar. A SEPCOL não respondeu aos pedidos de resposta sobre quanto óleo bruto o Trinity Spirit estava armazenando no momento da explosão.

A plataforma de petróleo Deepwater Horizon da BP estava bombeando dezenas de milhares de barris por dia quando explodiu em 2010. Quando o poço foi fechado 87 dias depois, 4 milhões de barris de petróleo bruto haviam fluído para o Golfo do México causando um desastre ambiental.

"Recebemos informações do incidente do incêndio ontem e imediatamente ordenamos que nossos oficiais de campo iniciassem a investigação. As investigações ainda estão em andamento", disse Gbenga Komolafe, executivo-chefe do NUPRC, à Reuters.

"Somente depois de recebermos o relatório desta investigação de nossa equipe, emitiremos uma declaração abrangente e desprovida de especulação", disse ele. Apesar disso, uma fonte da indústria, citada pela Reuters, revela que, quando ocorreu a explosão, o navio tinha cerca de 50 mil barris.

A embarcação estava situada junto à costa sul da Nigéria, no rio Escravos, afluente do rio Niger. As causas da explosão ainda são desconhecidas - o acidente configura o segundo grande golpe ambiental a atingir a Nigéria nos últimos 3 meses, depois que um derramamento de óleo de um mês atingiu o Delta do Níger.