MS Notícias

Takimoto homenageia médico douradense

Heloísa Lazarini

O deputado estadual George Takimoto (PDT) prestou homenagem aos médicos Wilson Rodrigues de França, que, há 35 atua como psiquiatra em Dourados – distante 184 km de Campo Grande, e Sebastião Nogueira. Takimoto fez questão de homenageá-los, pois além de serem amigos pessoais, o deputado, que também é médico em Dourados há mais 40 anos, nutre um sentimento profundo admiração a Wilson e Sebastião devido ao trabalho realizado para a população do município.

A homenagem ocorreu na noite de ontem durante a sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em que profissionais da área da saúde receberam a Comenda Vespasiano Barbosa Martins pelos serviços prestados para o Estado. A sessão foi realizada a partir de proposta da deputada Mara Caseiro (PT do B), que é 3ª vice-presidente da Casa de Leis. Ao todo, foram 23 personalidades de destaque na área da saúde homenageadas no Estado. Wilson é formado pelo UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e atualmente é membro superior da Associação Médica de Dourados, da Associação Latino-Americana e da Associação Mundial de Psiquiatria. Wilson também é membro fundador da Associação do Departamento de Psicoterapia da Região Centro-Oeste, entidade vinculada à Associação Brasileira de Psiquiatria.

O psiquiatra já foi secretário geral da associação de Psiquiatria Neurológica e de Higiene Mental do Brasil e atuou como correspondente de diversas entidades nacionais e internacionais na área de psiquiatria buscando sempre humanizar o atendimento aos pacientes e oferecendo o que há de mais moderno em tratamentos psiquiátricos.

Sebastião Nogueira é natural de Ponte Branca (MT), Sebastião se formou em medicina pela Faculdade Estadual de Mato Grosso na cidade de Campo Grande, hoje Capital do Mato Grosso do Sul, em  1976.

Sebastião é especialista em gastroenterologia e cirurgia geral. O médico é pós-graduado em Direito Médico e Hospitalar pela EPD – Escola Paulista de direito em São Paulo. Durante sua carreira como profissional, o atuou como Clínico Geral, Gastroenterologista, Cirurgião Geral no estado de São Paulo e em diversas cidades do interior de Mato Grosso do Sul.

 Em Mato Grosso, Sebastião se tornou membro associado do III Congresso de Cirurgia do Centro-Oeste Brasileiro e também atuou como professor de química e física no Centro Educacional de Campo Grande MT – 1971. Com grande vocação para área educacional, Sebastião Nogueira foi diretor e sócio proprietário no Curso Galeno Vestibulares em Campo Grande MT entre 1972 e 1976. Além disso, o médico foi um dos fundadores da Unimed da Unimed Dourados em 1979.

No interior do Estado, Sebastião atuou como diretor clínico da Santa Casa de Itaporã, foi diretor presidente e sócio proprietário do Hospital Mater Dei de Dourados e atualmente é secretário municipal de saúde de Dourados, exercendo o cargo desde 01 de janeiro de 2013.