MEIO AMBIENTE | CORUMBÁ (MS)
PF: Onças achadas mortas no Pantanal foram envenenadas por agrotóxico
Agrotóxico cuja venda é proibida no país foi usado no crime
A Polícia Federal concluiu que o inseticida Carbofurano foi a substância responsável pelo envenenamento e morte das duas onças-pintadas (Panthera onca) e mais outros 17 animais – entre eles, urubus, um gavião carcará, um cachorro do mato, uma vaca, além de várias moscas, que não entraram na conta – no município de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, ocorrido em junho do ano passado.
Na ocasião, assim que as carcaças foram encontradas, já se desconfiava que o Carbofurano era a substância jogada na carcaça da vaca usada para atrair as onças, uma forma comum de retaliação por predação de gado, assim como é comum a morte de gatos domésticos misturando carne envenenada com chumbinho.
As imagens dessa reportagem são da fotógrafa @binaananda (Sabrina Martins):
Os animais foram encontrados pelo Instituto Reprodução Para Conservação (Reprocon), que monitorava uma das onças. Além de encontrar uma outra onça, na carcaça da vaca havia moscas mortas e nas proximidades foram encontrados 14 urubus, um gavião carcará e um cachorro do mato.
O uso do Carbofurano foi proibido no Brasil em 2017, mas seu uso ainda é comum no Paraguai, que faz fronteira com Corumbá. Segundo a PF, a conclusão do laudo permitiu não apenas a confirmação da substância, como o indiciamento dos responsáveis pelo envenenamento dos animais. Os nomes dos indiciados não foram divulgados.
