MS Notícias

IDEOLOGIAS RELIGIOSAS

Vídeo: Bispo Edir Macedo, aliado de Bolsonaro, fala sobre aborto

"Eu sou a favor do aborto sim, sou e digo isso alto e bom som com toda a fé do meu coração"

Jair Bolsonaro visitou o Templo de Salomão e foi recebido pelo pastor Edir Macedo. Foto: Alan Santos/PR

Voltou a circular nas redes sociais nesta quinta (6.out.22) um vídeo em que o bispo Edir Macedo, líder a Igreja Universal do Reino de Deus e apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), defende o aborto. Ele afirma no vídeo que defender a prática do aborto e planejamento familiar “não é pra contrariar a Igreja Católica, mas pra ajudar as pessoas”.

O bispo diz ainda: “eu sou a favor do aborto sim, sou e digo isso alto e bom som com toda a fé do meu coração. Não tenho medo nenhum de pecar e se eu estou pecando, eu cometo esse pecado consciente”.

A fala foi dada em 2009, numa conferência comemorativa do ano de trabalho das Associação de Mulheres Cristãs (AMC), Macedo, naquele ano  apresentava suas pressuposições em relação a legalização do aborto, justificando sua posição como uma atitude de fé racional: 

"Eu adoro falar sobre aborto e planejamento familiar...Não é para contrariar a igreja católica, mas para ajudar as pessoas, para levar as pessoas a uma vida de melhor qualidade [...] Quando nós adotamos essa política, que até outros colegas meus de outras igrejas evangélicas também condenam com veemência, aqui dentro da igreja também nós temos pessoas que condenam com veemência essa nossa posição, mas eu bato nessa tecla [...] ora o que o aborto, ou a falta do planejamento familiar tem provocado? Os pobres é que tem filhos, quem tem dinheiro, quem tem condição social, tem um ou dois filhos [...] qual é a pessoa que tem dinheiro e que tem uma prole? eu não conheço [...] Eu pergunto o que é pior, o aborto ou uma criança vivendo no lixão? [...] eu sou a favor do aborto sim, e digo isso em alto e bom som! E se eu estou pecando eu cometo esse pecado consciente. Se. Porque eu não acredito nisso! Isso é uma questão de inteligência, de razão [...] Eu sou a favor do aborto e do planejamento familiar, nós na Igreja Universal, o pastor, se ele quiser nós pagamos a vasectomia para ele, sustentamos, fazemos de tudo para que a cirurgia seja um sucesso [...] o aborto não faz diferença, é preferível abortar do que ter a criança saudável mas criando problemas para a sociedade", disse ele. Eis o vídeo:  

Dentre os trechos bíblicos citados por Edir Macedo para falar sobre o aborto naquela conferência, o primeiro deles é um breve trecho do livro de Eclesiastes, texto de autoria de Salomão, que adverte sobre a importância de se viver com qualidade de vida e bens materiais. Na interpretação do religioso, Salomão recomendou o aborto à ausência de um desses quesitos.

Edir Macedo também respondeu ao argumento que segundo suas próprias palavras: " se diz em defesa da vida usando gêneses e o mandamento divino: crescei e multiplicai. [...] Me responde se dá para falar que é da vontade de Deus o estupro? Se uma criança que nasce de um estupro veio ao mundo pela vontade de Deus? [...] Minha mãe sempre foi serva fiel a Deus e teve que fazer 16 abortos, isso mesmo, ela criou 17 filhos e fez 16 abortos, se não fosse por isso, não teria conseguido criar todo mundo... e sempre foi abençoada por Deus", justificou o bispo em entrevista. 

Antes de 2009, o bispo Macedo, em outubro de 1997, já havia defendido o aborto, mas apenas em casos de gravidez indesejada. Na época, durante pregação em Belo Horizonte, ele afirmou ser "radicalmente a favor da lei" e contra o "aborto pelo aborto". A defesa Edir Macedo pela interrupção voluntária da gravidez se opõe à absoluta restrição defendida pela Igreja Católica.