ATUAÇÃO RECONHECIDA
Ministra nomeia liderança para coordenar Saúde Indígena em MS
Nísia Trindade mudou chefia da Saúde em MS, com apoio total da base do presidente Lula
Nascido na Aldeia Argola da Terra Indígena Cachoeirinha, localizada em Anastácio, o líder indígena Lindomar Ferreira — ou Lindomar Terena — é o novo Coordenador Executivo de Saúde Indígena em Mato Grosso do Sul.
A nomeação, assinada pela ministra da Saúde Nísia Trindade, está publicada no Diário Oficial da União desta 2ª feira, 16 de outubro de 2023. Eis a íntegra.
Lindomar Terena substitui Arildo Alves Alcântara e vai assumir uma das funções estratégicas priorizadas pela ministra Nísia Trindade.
O Distrito Sanitário Especial Indígena, ao qual está vinculada a Secretaria de Saúde Indígena (sesai), existe há 24 anos.
Segundo o Portal do Governo Federal (https://sei.saude.gov), o DSEI foi criado para atender uma população que em 2019 era de 80.459 indígenas, residentes em 78 aldeias e acampamentos.
Mato Grosso do Sul abriga a segunda maior e uma das mais diversas populações indígenas do país, com pelo menos oito etnias: Akum, Guató, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guarani, Kaiowá e Ofaié.
O governo informa que a assistência em saúde e saneamento cobre os 14 polos-base: Amambai, Aquidauana, Antônio João, Bodoquena, Bonito, Brasilândia, Caarapó, Corumbá, Dourados, Japorã, Miranda, Paranhos, Sidrolândia, Tacuru e Casas de Saúde Indígena (Casai´s) em Amambai, Campo Grande e Dourados.
ATIVISMO
Militante incansável e comprometido com as causas de seu povo, Lindomar Terena está entre as mais atuantes lideranças dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul e do País. Fazia parte do governo Lula como diretor do Departamento de Promoção Política Indigenista na Secretaria de Articulação e Promoção de Direitos Indígenas do Ministério dos Povos Originários. Foi cacique de sua aldeia e suplente de vereador pelo PT.
Com a nomeação de Lindomar Terena, Mato Grosso do Sul põe seu 5º assessor no staff de Lula.
Lindomar garante que desempenhará seu papel com olhar republicano e dentro das atribuições pertinentes ao cargo. Para ele, foi fundamental a indicação de seu nome à ministra Nísia, encaminhado pelos deputados federais Vander Loubet e Camila Jara. Ele fez agradecimentos ao PT e aos patrícios, além de retribuir à confiança do prefeito de Miranda, Fábio Florença (PDT).
Além de Nísia Silveira, outros representantes do governo federal se alegraram com a investidura de Lindomar Terena. São os casos das ministras dos Povos Indígenas, Sônia Guajara (Psol); da Igualdade Racial, Anielle Franco (Psol); e das Mulheres, Cida Gonçalves (PT), que compõem na linha de frente das lutas afirmativas, como as de gênero e raça.
