MS Notícias

MOVIMENTOS MIGRATÓRIOS

Percorrendo a história do MS, espetáculo 'Andanças' estreia em Nova Andradina

A direção e as coreografias são de João Rafael, e a direção de elenco, de Thais Bernardes

Reprodução

O Studio Dança em Cena estreou na noite desta 6ª-feira (13.jun.25) o espetáculo "Andanças", no Centro de Convenções Municipal de Nova Andradina (MS).

Os ingressos custam R$ 40, e quem perdeu a estreia ainda pode assistir às apresentações do sábado (14) e domingo (15), às 19h.

No palco, 13 bailarinos, seis atores, dois músicos e uma berranteira encenam as memórias de dois avós que, em conversa com as netas, resgatam histórias dos povos migrantes que ajudaram a construir o Mato Grosso do Sul. Cada movimento migratório é representado por danças como vanerão, xote e forró, além de folguedos indígenas e lendas regionais, como o Minhocão, o Pé de Garrafa e Juma e a onça. O espetáculo também traz poesias de Manoel de Barros e músicas de Almir Sater.

A direção e as coreografias são de João Rafael, e a direção de elenco, de Thais Bernardes.

Conforme o produtor executivo Gabriel Gomes, "Andanças" busca refletir sobre a identidade do povo sul-mato-grossense. "No espetáculo, é mostrada toda a ligação com a natureza, os costumes de sítio, fazenda, rios e cachoeiras, além da cultura sertaneja, de roça e em família. Essa é uma característica cultural da região, que veio tanto dos povos indígenas que aqui habitavam quanto dos sertanejos que migraram para o estado", explicou.

Do lado de fora do teatro, o público poderá visitar a Feira Cultural Andanças, que reúne cerca de 25 expositores, entre artistas e artesãos da região. 

A montagem foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio de editais da FCMS e da Prefeitura de Nova Andradina. Todas as apresentações e material de divulgação contam com intérprete de Libras. 

FICHA TÉCNICA

SERVIÇO

O Centro de Convenções Municipal fica na Avenida Antônio Joaquim de Moura Andrade, no Centro de Nova Andradina (MS).

Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @studio.dancaemcena