MS Notícias

INJÚRIA RACIAL

Mulher é presa por racismo contra faxineira de banco em MS: 'bugra'

As agressões incluíram generalizações ofensivas contra indígenas e imigrantes bolivianos

Prisão foi realizada pela 1ª DP de Corumbá - Reprodução

Uma mulher de 59 anos foi presa em flagrante nesta 3ª feira (29.jul.25) pela Polícia Civil em Corumbá, após cometer injúria racial e ameaça contra uma funcionária de limpeza dentro de uma agência bancária no centro da cidade. A prisão foi feita pela equipe da 1ª Delegacia do município logo após o crime.

Testemunhas relataram que a autora, durante um desentendimento, passou a ofender a vítima com frases como “bugra, índia, boliviana” e ameaçou dizendo: “vou chamar um primo meu pra dar um tiro na sua cara”. As agressões incluíram generalizações ofensivas contra indígenas e imigrantes bolivianos.

A gerente da agência informou que a mulher já havia apresentado comportamentos inadequados em outras ocasiões, mas que essa foi a primeira vez em que houve acionamento das autoridades.

Além dos crimes de injúria racial e ameaça, a Polícia Civil apura se o caso pode ser enquadrado como racismo, conforme a Lei nº 7.716/89, considerando que as declarações atingiram grupos étnicos de forma coletiva.

A suspeita foi levada à delegacia e permanece detida, à disposição da Justiça. Em nota divulgada à imprensa, a Polícia Civil reforçou que "atitudes discriminatórias serão tratadas com rigor e que se mantém firme no combate ao preconceito e à violência".