MS Notícias

ESTADOS UNIDOS

Trump corta verba bilionária para pesquisas de novas vacinas de doenças respiratórias

Medida é perigosa e prejudica as chances do país de conter novas ameaças no futuro, diz Rick Bright, ex-chefe do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico dos EUA

Foto: Getty

O Governo Donald Trump anunciou nesta 3ª.feira (05.ago.25) o cancelamento de US$ 500 milhões (R$ 2,7 bilhões) em pesquisas para desenvolvimento de vacinas contra vírus respiratórios, como gripe e covid-19. A medida paralisa 22 projetos, incluindo a produção de vacina contra gripe aviária da Moderna e pedidos prévios de Pfizer e Sanofi.

O secretário Robert Kennedy Jr., que coordena a pasta, classificou as vacinas de RNA mensageiro como “problemáticas”. Especialistas contestam a decisão e alertam para riscos à preparação dos EUA contra novas epidemias. “É enfraquecer a linha de frente contra patógenos”, disse ao New York Times Rick Bright, ex-diretor do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Biomédico.

Segundo Kennedy Jr., parte dos projetos que já estão em fase avançada continuará recebendo verba para não desperdiçar investimentos anteriores. O governo promete priorizar “tecnologias mais seguras e abrangentes”, alegando que manteriam eficácia mesmo com mutações virais.

A tecnologia mRNA foi central no combate à covid-19 e rendeu Nobel de Medicina em 2023 a Katalin Karikó e Drew Weissman. O prêmio reconheceu a velocidade inédita no desenvolvimento de vacinas durante a pandemia.

A decisão integra um conjunto de ações que vêm reduzindo a recomendação de imunizantes nos EUA. Em maio, o departamento chefiado por Kennedy retirou a indicação de vacinas de covid para gestantes e crianças saudáveis e, em junho, demitiu os 17 conselheiros de vacinação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças.

Vacinas mRNA funcionam ao introduzir instruções genéticas que fazem o corpo produzir uma partícula inofensiva do vírus, treinando o sistema imunológico. Diferem das vacinas tradicionais, que usam formas enfraquecidas ou inativadas do agente infeccioso.