MS Notícias

AGRICULTURA FAMILIAR

Incra regulariza posse e entrega títulos de terra, melhorando condições de trabalho dos agricultores

Em gestão histórica, a superintendência do INCRA SR16-MS realizará entregas com a presença da Ministra Simone Tebet e da Secretária Executiva do MDA Dra. Fernanda Machiavelli

Foto: Reprodução

À frente de uma das mais produtivas gestões regionais da história do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Mato Grosso do Sul, o superintendente Paulinho Roberto e a Superintendente do MDA/MS Marina Nunes estão anunciando para a próxima 2ª feira (22.set.25), entregas  do governo do presidente Lula, através do MDA e do INCRA MS,  para a reforma agrária e a Agricultura Familiar.

As entregas irão garantir além da posse, a titularidade e o uso sustentável da terra.

A atividade que acontecerá no Plenário da Assembléia Legislativa de MS a partir das 9h e estarão presentes os Ministérios do Planejamento e Orçamento com a Ministra Simone Tebet e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar que tem como titular o ministro Paulo Teixeira porém será representado pela Secretária Executiva do MDA Dr. Fernanda Machiavelli; bancadas federal e estadual do PT, bem como a presença de parlamentares da base ao Governo do Presidente Lula.

Na ocasião, serão assinados os contratos referentes ao Projeto do Programa Nacional de Crédito Fundiário do município de Terenos para 13 famílias. Também será realizada a entrega do Selo da Agricultura Familiar Quilombos do Brasil do Quilombo Buriti, do município de Campo Grande, e do Selo Indígenas do Brasil da Aldeia 10 de Maio, do município de Sidrolândia.

Foto: Reprodução

Serão assinados créditos da modalidade Fomento Mulher aos assentamentos Conquista e Três Corações, ambos de Campo Grande MS, e entregues os títulos de domínio do PNRA (Programa Nacional da Reforma Agrária destinados aos Assentados do PA Estrela Campo Grande, PA Eldorado do Município de Sidrolandia MS e do PA Palmeira localizado no Municipio de Nioaque MS. Os deputados federais Vander Loubet e Camila Jara; deputados estaduais Zeca do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane; e os vereadores Landmark Rios, Luiza Ribeiro e Jean Ferreira; Edinho Quintana, Edilaine Tavares e Adelar Belo, o ex-deputado federal Fábio Trad e o CEO da Universidade Central do Paraguai (UCP) Carlos Bernardo estarão presentes.

 Foto: Reprodução

AVANÇOS

"Estamos retomando a execução da política de reforma agrária e assegurando condições sólidas para que os agricultores familiares de Mato Grosso do Sul tenham meios de fazer com que a posse e a titularidade da terra contribua no incremento da produção, da renda e isto resulte na melhoria da qualidade de vida destes agricultores, destaca Paulinho Roberto, Superintendente do INCRA MS. "O objetivo do Governo do presidente Lula não é somente garantir posse da terra com a democratização do acesso à propriedade e a paz no campo, mas também é essencial que a fixação destes agricultores familiares aconteça com a estrutura básica para seu trabalho", completou.

O Assentamento Conquista foi criado em agosto de 1999, em uma área de 1.557 hectares e 67 famílias. Está localizado na região da MS-80 (saída para Rochedo). Com cerca de 150 famílias e a 120km da Caítal, o Assentamento Três Corações é uma das maiores comunidades rurais de Campo Grande, com uma área de 2.257,2 hectares, na região Distrito de Anhanduí. A 44 km da capital de Mato Grosso do Sul, o Assentamento Estrela foi criado em 2007, com 465 hectares e em torno de 60 famílias.