MS Notícias

Governador viaja a Brasília e para discutir obras do PAC III

Governador André Puccinelli (PMDB)
Foto: Marcelo Calazans
[caption id="attachment_15555" align="alignright" width="384"] Governador André Puccinelli (PMDB)
Foto: Marcelo Calazans[/caption]

O governador do Estado, André Puccinelli (PMDB), informou nesta manhã que fará uma viagem a Brasília na tarde de hoje para uma conversa com a Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior.

A pauta da reunião seria o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) III, onde serão listadas quais as obras que deverão ser incluídas no programa.

O governador já convocou a bancada federal e as solicitação são em relação às duas ferrovias que estão nos planos do governo. Atualmente, são dois os projetos ferroviários que envolvem Mato Grosso do Sul. Um é a ferrovia Ouro Verde de Góias-Estrela D’Oeste-Panorama-Dourados, com uma extensão aproximada de 1.300 km. A concessão do serviço público de exploração da ferrovia compreenderia a construção apenas do trecho Estrela D’Oeste-Panorama-Dourados, já que o trecho Anápolis-Estrela D’Oeste (681 km) está em construção pela Valec, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. Além de Dourados, o traçado pode passar pelos municípios sul-mato-grossenses de Deodápolis, Angélica, Nova Andradina, Bataguassu, Santa Rita do Pardo, Brasilândia, Três Lagoas e Eldorado.

Além disso, conclusão das obras de recapeamento da rodovia BR -419, que inicia em Rio Verde e se estende até Jardim passando por Aquidauana e Nioaque. O senador Moka (PMDB) pediu também para ser abordado sobre o início da construção da Rodovia Sul-Fronteira.

O objetivo da reunião é que sejam arrecadados  R$ 9 bilhões para os investimentos.

Tayná Biazus e Diana Christie