MS Notícias

Deputados esperam derrubar maioria dos vetos do governador no retorno do trabalho legislativo

Deputado Estadual Amarildo Cruz (PT)
Foto: Marcelo Calazans

Ainda há 15 projetos de lei que foram vetados pelo governador André Puccinelli (PMDB) para serem votados na Assembleia Legislativa, e, ao contrário do que se especula, os deputados estão tranquilos em relação à votação do vetos e à derrubada de alguns deles.

Até mesmo os deputados petistas, que fazem oposição ao governo, afiram que a votação do vetos irá seguir um único valor, a importância do projeto para população. Dentro dos muitos vetos, conforme opinam os petistas, todos são discutidos pelos deputados pensando na situação da população, a exemplo disso foi o projeto do deputado Marquinhos Trad (PMDB), vetado pelo governador André Puccinelli, que foi mantido pela Assembleia.

A proposta foi aprovada pelos deputados após o veto de Puccinelli, e amplia o desconto no pagamento à vista e também nos parcelamentos de débitos do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) para os contribuintes que estão em dia. O contribuinte poderá pagar em até 10 vezes e o desconto pode chegar aos 15%.

[caption id="attachment_15860" align="alignright" width="384"] Deputado Estadual Amarildo Cruz (PT)
Foto: Marcelo Calazans[/caption]

O deputado estadual Amarildo Cruz (PT), comenta sobre um projeto de sua autoria vetado pelo governador. O projeto institui a comissão de transição no Estado. “Não sei se é considerado polêmico, mas dentre outros esse é bastante importante e esse veto deve ser votado até na próxima semana”, afirma Amarildo, que espera contar com apoio dos colegas da Casa para derrubar o veto.

O também petista, deputado estadual Cabo Almi, defende a derrubada de veto do governador sobre dois projetos de sua autoria. O primeiro deles prevê que todos os policiais feridos em serviços que, por este motivo, se tornem inativos, recebam seus honorários como se estivessem trabalhando “Esse projeto pode ser considerado um tanto polêmico, por acarretar em despesas ao Estado, mas protege os direitos do trabalhador policial”, acredita.

Questionados se os vetos de alguns projetos prejudicam a população, os parlamentares acreditam que dependendo podem prejudicar sim, mas ao mesmo tempo podem vir para beneficiar a população.

A questão da bancada da Assembleia Legislativa ser da base do governador pode fazer com que alguns vetos não sejam derrubados, acredita Amarildo. Já, para o Cabo Almi, isso não irá influenciar, visto que, o maior interesse é beneficiar a população.

Tayná Biazus