MS Notícias

Com parquímetro na Maracaju, Agetran cria mais 208 vagas de estacionamento regulamentado

Foto: Farid Fahed
[caption id="attachment_25598" align="alignleft" width="250"] Foto: Farid Fahed[/caption]

De acordo com o Diário Oficial, 208 novas vagas de estacionamento serão criadas com a expansão do parquímetro entre trechos das ruas Maracaju, 25 de Dezembro, e Cândido Mariano. A medida vinha sendo reivindicada há muito tempo por comerciantes da região, já que o local concentra agências bancárias, escolas, a Central de Atendimento ao Cidadão, dois hospitais, o Fórum, que atraem um fluxo grande veículos.

A expectativa dos técnicos da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) é que haja maior rotatividade de estacionamento. Com esta expansão, o número de vagas foi de 2.250 para 2.458 no perímetro central abrangido pelas ruas 26 de Agosto, Calógeras, 25 de Dezembro e Mato Grosso.

Na rua Maracaju, onde o serviço existia entre a avenida Calógeras e a rua Pedro Celestino, haverá parquímetro deste ponto até a rua 25 de Dezembro. Na rua 25 de Dezembro, onde hoje há estacionamento regulamentado da Cândido Mariano até a Barão do Rio Branco, o serviço foi implantado na quadra entre a Euclides da Cunha e a Maracaju. Na Cândido Mariano passa a valer da Artur Jorge até a 25 Dezembro e na Arthur Jorge, entre Cândido Mariano e a Maracaju. Foi mantida em R$ 1,50, por hora, a tarifa do estacionamento.

 Os comerciantes da rua Maracaju, entre as esquinas 25 de Dezembro e Pedro Celestino, aguardam o funcionamento dos parquímetros com intuito de reduzir a dificuldade de estacionamento na região, como meio de garantir a rotatividade de carros que param nas ruas.

O empresário Luiz Paulo Cordeiro, de 54 anos iniciou a reivindicação para inserção do uso no aparelho e acredita que na melhoria se houver fiscalização devida. “Comecei com essa batalha desde 2011. A partir do momento em que funcionar, não terão carros estacionados por muito tempo, vai ser bom para os comerciantes, minha venda tem caído, já dispensei dois funcionários”.

Já o gerente Marcio Recalde, de 40, espera avanços com a clientela, de acordo com ele, os fregueses não esperam pelas vagas e vão embora. “É um caos, porque o cliente não tem onde estacionar, perdi clientela”.

 Confira os locais onde há estacionamento regulamento

- Av. Mato Grosso entre a Av. Calógeras e a Rua 14 de Julho;

- Ruas Antônio Maria Coelho, Maracaju, Marechal Cândido Mariano Rondon, Dom Aquino, Barão do Rio Branco, 15 de Novembro e sete de Setembro, entre a avenida Calógeras e rua Pedro Celestino;

- Av. Afonso Pena, entre a rua Anhanduí e a rua Pedro Celestino;

- Rua 26 de Agosto, entre a av. Calógeras e a rua Rui Barbosa;

- Av. Calógeras, rua 14 de Julho, rua 13 de Maio e Rui Barbosa, entre a av. Mato Grosso e avenida Fernando Corrêa da Costa;

- Rua Pedro Celestino, entre a avenida Mato Grosso e rua 7 de Setembro; - rua Barão do Rio Branco e rua da Paz, entre a rua 25 de Dezembro e rua Bahia;

- Rua 25 de Dezembro, entre a rua Dom Aquino e rua Barão do Rio Branco;

- Rua Maracaju, entre a rua 25 de Dezembro e rua Pedro Celestino;

- Rua 25 de Dezembro, entre a rua Maracaju e rua Euclides da Cunha;

- Rua Marechal Cândido Mariano Rondon, entre a rua Dr. Arthur Jorge e rua 25 de Dezembro;

- Rua Dr. Arthur Jorge, entre a rua Marechal Rondon e rua Maracaju.

Dany Nascimento