MS Notícias

Rua Amazonas passa a ser mão única na Capital

Rua Amazonas - Foto: Divulgação
[caption id="attachment_38771" align="alignleft" width="300"] Rua Amazonas - Foto: Divulgação[/caption]

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) continua fazendo os serviços de reordenamento viário nas ruas da Vila Célia e do bairro São Francisco. Hoje, os serviços de sinalização vertical e horizontal estão sendo executados na rua Amazonas, entre as ruas 13 de junho Bahia, em Campo Grande.

De acordo com a agência, agentes de trânsito ficarão nos cruzamentos da via dando orientações aos motoristas, até quando se fizer necessário. Com a finalização dos serviços, a rua Amazonas terá sentido único entre as ruas Ceará e 13 de Maio (bairro/centro).

Segundo o diretor de trânsito da Agetran, Sidinei Oshiro, os serviços são uma ampliação do que já existe na área central, pois o número da frota de veículos da Capital aumentou muito de 2013 até junho deste, saltando de 472.922 para 484.684, acréscimo de 2,48% na frota.

“O projeto total de reordenamento viário compreende o quadrilátero das ruas 13 de Maio, Amazonas, Ceará e avenida Mato Grosso para que tenha mais fluidez no trânsito. No momento estamos fazendo estudos para ampliar as mudanças até a avenida Rachid Neder”, explicou o diretor.

Além da rua Amazonas se tornar sentido único e ter sinalização ampliada, as rotatórias dos cruzamentos da via com a rua José Antônio e rua Brasil serão retiradas e semáforos serão implantados nos locais. “Outro ponto que irá melhorar com as mudanças é a segurança, já que a visibilidade aumenta e diminui os acidentes”, diz Oshiro.

Alguns comerciantes da rua afirmam que no começo as mudanças podem causar estranheza, mas com o tempo as pessoas devem se acostumar com a mudança. “Será mais fácil para estacionar, acredito que terá menos congestionamento e acidentes. Toda mudança é bem-vinda”, reflete o gerente de vendas que trabalha na região há seis meses, Fabiano Ribeiro Ramos.

Projeto

O plano total de reformulação viária prevê a implantação do sistema binário que torna as principais vias em mão única, onde uma rua trabalha o tráfego no sentido centro e outra no sentido bairro, assim sucessivamente. O projeto total de reordenamento viário compreende o quadrilátero entre a Avenida Ceará, Amazonas, 13 de Maio e Mato Grosso.

Confira todas as vias que fazem parte do projeto:

Rua Amazonas: Sentido único a partir da Av.Ceará/Rua 13 de maio (Bairro-centro)

Rua Pernambuco: Sentido único Rua 13 de maio /Ceará, centro-bairro. (Concluída)

Rua Eduardo Santos Pereira: Sentido único total Av.Ceará/Rua 13 de maio, bairro-centro. (concluída)

Rua das Garças: Sentido único Rua 13 de maio /Ceará. (Centro-bairro)

Rua Abrão Júlio Rahe: Sentido único da Av.Ceará/ Rua 13 de maio. (Bairro-centro) (Concluída)

Transversais:

Rua Alagoas: Sentido único Rua Amazonas/Mato Grosso

Rua Espírito Santo: Sentido único Av.Mato Grosso/Amazonas

Rua José Antonio: Sentido único da Rua Amazonas à Rua Eduardo Santos Pereira, bairro/centro (Concluída)

Rua Padre João Crippa: Ampliação sentido único centro/bairro (Concluída)

Rua Pedro Celestino: Ampliação do sentido único bairro/centro (Concluída)

Rua 13 de Junho: Ampliação sentido único centro/bairro (Concluída)

Reforço da sinalização

Rua José de Alencar: reforço da sinalização

Rua Rio Grande do Sul: reforço da sinalização

Rua 25 de dezembro: reforço da sinalização

Rua Rui Barbosa: reforço da sinalização

Rua 13 de Maio: reforço da sinalização

Rua 14 de julho: reforço da sinalização

Rua Arthur Jorge: reforço da sinalização

Rua Brasil: reforço da sinalização

No próximo dia 26, com início às 19h e por iniciativa do deputado estadual George Takimoto (PDT), a Assembleia Legislativa realizará uma sessão especial de singular importância para a comunidade nipônica: o presidente da Sukyo Mahikari na América Latina, Hiroki Shimizu, receberá o diploma de Ilustre Visitante de Mato Grosso do Sul.

A data, que uma lei de Takimoto instituíu como Dia Estadual da Sukyo Mahikari, celebra a organização de arte religiosa criada no Japão, em 1959, com a perspectiva de elevação espiritual da humanidade e de estabelecer uma civilização pacífica. O conceito filosófico é o de que a origem do mundo e de todas as religiões é uma só, unificada em um único Deus Criador personificado em todas as religiões, mesmo com diferentes nomes.

“Para nós, a paz mundial deve ser o grande objetivo da Humanidade. E isto só se dá quando existe um elo espiritual consistente, capaz de aproximar e de tornar possível a convivência entre todas as pessoas, estejam onde estiverem, sejam quais forem suas orientações”, assinalou Takimoto.

O presidente da Mahikari (que significa Verdadeira Luz ou Luz Divina), Hiroki Snhimizu, 64, nasceu em Tóquio, capital japonesa. Aos 26 anos ingressou na Escola de Formação de Dirigentes da Sukyo Mahikari, onde se formou e foi nomeado missionário em outros países. Depois de acumular vários cargos dirigentes na organização, foi nomeado em 2009 Orientador Superior para a América Latina e acumula o cargo de diretor da sede de Grau Superior em São Paulo.

Dany Nascimento com Assessoria