MS Notícias

Centro Integrado de Naviraí atende demanda das indústrias e amplia número de vagas

Foto: Divulgação
[caption id="attachment_44408" align="alignleft" width="350"] Foto: Divulgação[/caption]

O CISS (Centro Integrado Sesi Senai) de Naviraí que foi inaugurado em março deste ano, sendo o primeiro entregue pelo sistema Fiems para atender a demanda das indústrias do Estado, já se consolida como referência na área de formação profissional da região com aumento na oferta de cursos do Senai em relação ao ano passado.

Além disso, o Sesi passou a oferecer educação básica articulada com ensino profissional (EBEP), bem como oficinas de aprendizagem em língua portuguesa e matemática e reforço escolar neste ano.

De acordo com a gerente responsável pelo Senai no CISS de Naviraí, Sandra Denega, nos últimos sete meses, a entidade já apresentou uma ampliação de 26% no número de matrículas com relação a todo o ano passado, saltando de 3.701 para 4.669. “A nova estrutura permitiu o aumenta da oferta. Notamos que a cidade cresceu e que houve um aumento a demanda com a ampliação das empresas. Além disso, também aumentou o interesse das pessoas em se qualificar para o mercado de trabalho”.

Já na área de responsabilidade do Seni no CISS de Naviraí o destaque é para o EBEP, que neste primeiro ano de funcionamento oferece duas salas de 1º ano do Ensino Médio-EBEP com 36 alunos cada. Na área educacional, o Sesi atua na capacitação dos trabalhadores das indústrias por meio dos cursos de Educação Continuada, ofertando capacitação em saúde, lazer e qualidade de vida para as indústrias JBS, Eduforme, Copasul, Concrenavi, Mineração Santa Maria, Precisão, Engenha Sul, Dcoil, Concreplus Concreto, Engenhasul Projetos e Construções, Fricap Comércio de Miúdos e Carnes, José Alberto da Silva Transportes, MM Marcenaria São José, Precisão Construtora de Obras e São Bento Terraplenagem.

A unidade do Sesi também presta serviços em segurança e Saúde no Trabalho e contribui com os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho, Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho, Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Na saúde, disponibiliza também as consultas ocupacionais (admissional, demissional, periódico, mudança de função e retorno ao trabalho), bem como o Diagnóstico de Saúde e Estilo de Vida (DSEV), vacinação contra gripe, testes rápidos de HIV, Hepatite B e C e sífilis, exame ginecológico e várias ações educativas.

Dany Nascimento