MS Notícias

Entretenimento

Ator de Stand Up aposta nas redes sociais para aproximar do público

Ayrton Matos, idealizador do canal Coxia no Youtube - Divulgação

Em Campo Grande, o Stand Up no seguimento de humor vem crescendo, tem há aqueles que aposta nas redes sociais para conquistar o público.

Este é o caso do ator e produtor, Ayrton Matos, de 24 anos, que é o idealizador do Canal de entretenimento “Coxia”, no Youtube.

“As pessoas gostaram, começou a ser vistos, em outubro do ano passado foi gravado o primeiro vídeo, lançamos em dezembro”, disse o ator.

A gravação dos vídeos teve início em outubro, mas o primeiro vídeo foi lançado em dezembro, com o tema “Vai Namorar”, ao todo são 12 capítulos. Este mês os atores lançaram o terceiro vídeo.

“Estamos no décimo, os demais iremos lançar ainda. Estamos conseguindo bastante apoio, o pessoal está nos ajudando”, comenta Ayrton.

A previsão é encerrar em maio, após este período vão lançar outros vídeos, com outros temas. O vídeo é lançado às quintas-feiras, geralmente a cada duas semanas.

A produção é composta por quatro pessoas, o que é considerada pequena por eles. Para elaborar os vídeos, em alguns casos, eles dependem de outras produções.

“Por enquanto somos pequenos, para alguns capítulos a gente depende de outras produções. A nossa produção aumenta, geralmente são quatros, mas às vezes chega ter dez”, explica.

Apoio

A falta de apoio e o incentivo são principal queixa de quem atua na área da cultura no Estado. E quando fala em apoio, o recurso e o investimento vêm do próprio bolso dos integrantes.

“Tudo do nosso bolso, agora que entrou uma pessoa em nosso grupo que estar trabalhando com publicidade. Estamos esperando o carnaval passar para lançar”, disse o ator.

 Já o roteiro e a produção são divididos entre os quatros, cada um faz uma função, após aprovação da equipe, eles marcam o local da gravação e escolhe o tema.

“Vejo tudo que precisa, escrevo, e ainda dirijo a gravação. Quando não estou em cena, outra pessoa faz no meu lugar”, conta Ayrton.

O principal objetivo do canal é abordar temas como, namoros, relacionamentos, casamentos entre outros. Além de fatos que acontece no decorrer do dia a dia da galera. Mas nunca deixando o humor de lado.

“Sempre com humor, para nunca ficar parado, uma temporada acabou, mas tem as outras que as pessoas podem assistir”, comenta.

O canal Coxia já planeja a elaboração de outros vídeos, mas segundo o ator, só começa a produção de um novo, quando encera um.

“A gente só começa quando tudo estiver pronto, não pode começar as coisas quando está em andamento. Estamos pensando em lançar outra série, que não tem nada a ver ainda está em analise com a galera, vamos ter mais pessoas, e vou ficar só na direção e produção”, finaliza o ator.

De acordo com Matos, em Campo Grande existem outros atores no seguimento, mas são poucos que vive de Stand Up, mas boa parte é por hobby.

“Tenho outro emprego, sou funcionário público, viver de vídeo, é complicado, ainda mais aqui no Estado”, comenta.

Desafio

Na Capital, os atores lutam por reconhecimento, este é o principal objetivo de quem faz Stan Up por aqui. Para Matos, o Campo-grandense não tem hábito de ir ao teatro, um desafio que eles têm pela frente.

“O povo daqui não tem essa cultura de ir ao teatro, o que a gente tenta fazer coisa boa para a pessoa querer ir, geralmente é difícil, vai amigo, e parente seu”, disse.

Cada vídeo tem duração em média de dois a três minutos, o que é possível gravar em um dia. Segundo o ator, o roteiro surge por meio de diálogos com os amigos, a maioria deles ajuda contando fatos, da onde surge às ideias.

 “Muitos falam isso aconteceu comigo, pior que você fez me lembrar, dai as pessoas me lembra, até pelo WhatsApp elas mandam ideias”, revela.

A graça não está em as prioridades dos humoristas, mas eles garantem que não pode faltar no roteiro.

“Tendo escrever de situações, mais rápido possível. A graça, é algo que a gente quer seja engraçado, mas não é o primeiro lugar. Nossa primeira intenção, é que as pessoas falam, é verdade, eu já passei por isso”, finaliza Aryton.

Mais informações sobre o Canal Coxia podem acessar o link: https://www.youtube.com/watch?v=h44OCdDIx2s

Fan page: https://www.facebook.com/coxiacanal?fref=ts