MS Notícias

Paralisação

Para reivindicar lei do piso, agentes de saúde protestam amanhã em Dourados

Agentes de saúde durante paralisação em 2013 para pedir votação da lei do piso no Congresso Nacional - Dourados Agora

Cerca de 289 agentes comunitários e 89 agentes de endemias prometem entrar em greve amanhã, os agentes vão cruzar os braços e prometem fazer muito barulho em frente ao Centro Administrativo da prefeitura de Dourados.

O ato está programado às 7h, devem chegar em caravana e permanecer o dia todo. Eles têm como objetivo de debater amplamente a regulamentação da profissão, a definição do piso salarial nacional e o plano de carreiras.

A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários, Silvia Salgueiro, diz que a categoria reivindica a implantação da lei federal 12.994 de 17 de junho de 2014, que prevê piso salarial de R$ 1.014 e plano cargos e carreiras para todos os agentes. Atualmente o salário é de R$ 912 e os servidores não tem nenhum plano de carreira.

“Já tivemos reunião com as secretarias de administração e a procuradoria jurídica da prefeitura, mas até agora não deram nenhuma posição sobre o cumprimento da lei federal”, diz a representante dos agentes.

Dos 358 agentes, 116 são concursados e o restante efetivados. De acordo com Silvia, a lei federal dá garantia a esses efetivos que ingressaram na prefeitura antes de 2001 e não são reconhecidos pela administração municipal como servidores concursados.

Protesto

De acordo com o Dourados Agora, a paralisação em frente à prefeitura será somente amanhã e segundo a categoria os agentes estarão trajados de camiseta preta e irão portar faixas e cartazes. Um carro de som acompanha os manifestantes no protesto, que devem contar com o apoio de outros sindicatos de Dourados.