MS Notícias

Tudo Novo

Olarte lança requalificação da 14 de julho que deve iniciar em julho

Wanderson Lara

O lançamento do projeto de Requalificação Urbana da rua 14 de julho, com obra orçada em R$ 60 milhões, aconteceu na tarde de hoje no calçadão da rua Barão do Rio Branco, área central de  Campo Grande.

O prefeito da Capital, Gilmar Olarte (PP), ressaltou que esse é um momento histórico para a cidade. “Estamos celebrando mais esse passo. Agora aguardamos a adequação de questões técnicas que precisam ser resolvidas. Esses recursos tiram do papel um sonho de muitos anos. A partir de hoje entramos em um novo tempo. As obras devem iniciar no segundo semestre desse ano, respeitando, claro, o comércio”, disse Olarte.

As obras vão ser financiadas pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) e o representante da instituição esteve presente no lançamento desta tarde. “Estamos felizes por estar apoiando a prefeitura. Andei pela rua 14 de julho e pude visitar os comércios. Queremos poder continuar com essa parceria forte”, frisou Jason Hobbs do BID.  

A proposta do projeto é alargar calçadas, aumentar o sombreamento e a iluminação gerando ambiente agradável e funcional. Visa também propiciar acessibilidade e uma relação de conforto e segurança para os usuários. O trecho a ser revitalizado é a Rua 14 de julho entre a Avenida Fernando Côrrea da Costa e Avenida Mato Grosso, com extensão de 1.400 metros.

O vereador Eduardo Romero (PT do B), ressaltou que as pessoas não precisam parar os carros em frente aos comércios como acontece em muitos países da Europa. “O centro da cidade precisa de verde, árvores e calçamento. A diferença de temperatura do centro para o Parque dos Poderes é de 6°C. Que possamos ter uma 14 [de julho] cada vez melhor”, exclamou o vereador se referindo ao aquecimento global.

Para o presidente do Conselho de Segurança da área central, Adelaido Luiz Vila, a revitalização do centro é muito importante. “Nós, comerciantes, fizemos nossa parte para adequar o projeto Reviva Centro. O município não estava fazendo a parte dele. Agora esperamos um centro totalmente revitalizado, bonito e bom para consumir e bom também para a segurança de todos”, disse ao MS Notícias Adelaido.

Estacionamento – Gilmar Olarte destacou que estão preparados para a questão de vagas de estacionamento da área central que, consequentemente, com a revitalização, os números devem diminuir. “Vamos construir estacionamentos verticais. As linhas de ônibus devem passar pelo contorno da rua 14 de julho. Queremos tranquilidade para os pedestres que vão passar por aqui”.

Ainda conforme o gestor municipal, as obras devem também acontecer durante o período noturno.