MS Notícias

Mês da Mulher

Governo lança programa "Empresa Amiga da Mulher"

Empresas terao cota para contratar mulheres vítimas de violência através de convênio com Estado

Evento aconteceu no Rubens Gil de Camillo - Tayná Biazus

Na manhã de hoje o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), participou do “Encontro Estadual de Gestores Municipais de Políticas para Mulheres”. Azambuja afirmou que as políticas públicas do Estado voltadas para as mulheres são os sustentáculos encontrados por muitas que sofrem violência.

De acordo com o governador, a Estado irá trabalhar para criar a “Empresa Amiga da Mulher”, que, através de convênios, oferecerão vagas de emprego para aquelas que se encontram em estado vulnerabilidade.

Outra medida é a criação do programa "Aluguel Social”, baseado na lei federal nº 8.742/93 na qual a prefeitura ou o próprio estado pode, por tempo determinado, arcar com a despesa. Em Campo Grande, mulheres nessa situação já tem prioridade para adquirir moradia.

A vice-governadora Rose Modesto, e também titular da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho,  destacou a sensibilidade do atual governo ao desenvolver ações de enfrentamento à violência doméstica.

Presentes no evento, a delegada da mulher Regina Marcia de Brito Motta e o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence apresentaram dados alarmantes da violência contra mulher.

Pacto contra violência 

De acordo com eles, de 1º de janeiro de 2014 a 1º/03/2015 foram registradas 19.013 ocorrências sendo que em Campo Grande foram 6.111. Mato Grosso do Sul é o quinto estado mais violento, sendo que a violência contra a mulher supera os casos de roubo, furto e tráfico. Já foram realizadas pelo Estado mais de duas mil condenações.

Foi assinada no evento uma Carta Compromisso do Governo do Estado com as Políticas Públicas para Mulheres. Hoje, dos 79 municípios, apenas 25 possuem pastas exclusivas para atender mulheres, a Carta prevê, entre outras coisas, implantação de secretarias especializadas em todo Estado.