MS Notícias

Casa da Mulher

Operação Mulher Brasileira I apreende 58 acusados de crimes contra mulher

As ocorrências dessa natureza representavam aproximadamente 40% da demanda das Depacs

Homens presos por cometer crimes contra mulher - Leide Laura Meneses

A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da DPE (Departamento de Polícia Especializada) e da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), deflagrou a Operação Mulher Brasileira I, que resultou na prisão de 58 pessoas entre quarta e quinta-feira desta semana, em Campo Grande. Hoje foram apresentados 29 homens, na Casa da Mulher Brasileira, acusados de crimes contra mulher.

Segundo o coordenador da DPE, Adriano Garcia Geraldo, a operação é uma forma de coibir a prática de crimes contra as mulheres e devem acontece mais quatro operações durante este ano. “A ações são para que a sociedade se sensibilizar ainda mais sobre a questão e para o homem que estiver planejando fazer algum ato contra mulher já ficar atento, pois esses tipos de agressividade serão punidos com rigor”, afirmou.

A delegada Rosely Molina, titular da Deam, explica que o objetivo é que haja outras ações semelhantes ao longo do ano para coibir a violência contra a mulher, e também serve de efeito pedagógico. Os crimes que os 29 acusados executaram vão desde ameaça, injúria e vai até estupro, lesão corporal e pensão alimentícia. A delegada disse que dos 80 mandatos de prisão expedidos, 58 foram cumpridos.

As ocorrências dessa natureza representavam aproximadamente 40% da demanda das Depacs (Delegacias de Pronto Atendimento Comunitário), porém foram redirecionadas para a Casa da Mulher Brasileira, onde as mulheres se sentem mais encorajadas a denunciar os seus agressores. “Desde que inaugurada em fevereiro, a Casa da Mulher Brasileira efetuou a prisão em flagrante de 50 indivíduos”, explicou.