MS Notícias

Para debater período da ditadura militar, projeto chega com sua 4ª edição em MS

Divulgação

A 4ª edição da Mostra Cinema pela Verdade deste ano tem inicio amanhã na Capital, às 19h na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), com a exibição do filme “Em Busca de Iara”, de Flávio Frederico.  A ideia do projeto é debater o período marcante da Ditadura Civil Militar por meio da apresentação de filmes que tratam sobre o tema.

A Mostra exibirá quatro documentários gratuitamente em universidades dos 27 estados do país. Além de “Em Busca de Iara”, os outros três filmes foram selecionados, sendo “Democracia em Preto e Branco”, de Pedro Asbeg, “Osvaldão”, de Vandré Fernandes, Ana Petta, Fábio Bardella e André Lorenz Micheles e “500 – Os bebês roubados pela Ditadura Argentina”, de Alexandre Valenti.

Em Mato Grosso do Sul, o agente mobilizador e coordenador responsável, Guilherme Pimentel, afirma que é importante essa discussão para ter conhecimento sobre a história do Brasil, pois “foi um período sangrento, obscuro e vergonhoso da nossa história, e quem conhece ou passou por ela, jamais pediria a sua volta”.

O projeto é promovido pelo ICEM (Instituto Cultura em Movimento), com patrocínio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e apoio da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça, e tem como objetivo fomentar a discussão em torno da ditadura militar, permitindo que toda a sociedade conheça o passado e dele extraia lições para o futuro.

Serviço - A exibição acontece no Anfiteatro 1 Multiuso da UFMS, localizado na Cidade Universitária, s/n., com entrada gratuita. Mais informações sobre a programação pelo telefone (67) 9812 3321.