Rotary lança livro sobre 75 anos da entidade e serviços prestados
Para relembrar e marcar a incrível trajetória do Rotary Club Campo Grande, o escritor e poeta Abílio Leite de Barros, 86 anos, e o médico Hélio Mandetta, 83 anos, organizaram todos os dados necessários, juntaram ações e histórias do primeiro Rotary do Centro-Oeste para compor a obra. O lançamento será realizado amanhã, a partir das 19h30, no Marco (Museu de Arte Contemporânea) de Mato Grosso do Sul.
Guiado pela memória e o temor do esquecimento de fatos importantes sobre a história e ações do clube, o livro tem o propósito de mostrar todos os trabalhos realizados por estes profissionais para a sociedade. “Achamos que estávamos diante de um livro histórico, de uma entidade que trabalha em prol da comunidade durante 75 anos. Nessa obra, levantamos o questionamento e procuramos responder o que é o Rotary, o que foi feito e para quem foi feito, assim, pudemos enxergar como seria o livro. Acredito que seja algo que interessa à toda população”, assegurou Hélio Mandetta, membro há 54 anos.
Durante cinco meses, os dois organizadores reuniram semanalmente para poder preencher as páginas do livro. “Fizemos uma montagem de uma história da qual participamos grande parte, então não teve nenhuma invenção”, e ainda reforçou “Quem escreve, espera ser lido, então, tentamos transcrever tudo aquilo que o Rotary costuma fazer”, ressaltou Abílio Leite de Barros, membro há 50 anos.
Atualmente, o Rotary Club Campo Grande conta com 24 profissionais de áreas diversas, dentre estes, oito são mulheres. Sayuri Higa , 48 anos, agente de viagens, participa há 15 anos e foi a primeira mulher a entrar no clube. “Quando eu tomei posse, eu disse que tinha quebrado um paradigma de 60 anos, pois nunca teve uma mulher antes. Achei que era um clube mais humanitário, de serviços, mas o que perdura o relacionamento é a amizade e o Rotary para mim é a minha segunda casa”, relembrou.
O grupo, composto por profissionais de diversas áreas, planeja e se empenha durante o ano para prestar serviços humanitários visando uma sociedade melhor.
Serviço - O Marco (Museu de Arte Contemporânea) de Mato Grosso do Sul está localizado na Rua Antônio Maria Coelho, n° 6.000, Bairro Carandá Bosque.
