MS Notícias

Agronegócio realiza reunião com pequenos produtores na região de Três Lagoas

Os pequenos produtores rurais do Distrito de Arapuá com apoio técnico da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia e insumos da Fibria, têm melhorado pastagens, aumentado a produção de leite e outras culturas, além de implantar o sistema de rotatividade de pastagem.

Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agronegócio, Ciência e Tecnologia, Nuna Viana, a solicitação de dar atenção especial aos Distritos foi da prefeita de Três Lagoas, Marcia Moura.

Ontem o secretário realizou reunião com cerca de 30 pequenos produtores do Arapuá na extensão do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia instalada na área urbana do Distrito.

“O intuito da reunião, além de dividir através de sorteio as novas frentes de trabalho no que se trata de arado de terra e plantio de capim e outras culturas com maquinário cedido pela Prefeitura, é orientar os produtores sobre a importância do melhoramento genético do gado, rotatividade de pastagens e união entre eles para ampliar a produção e visibilidade do Distrito”, comentou Nuna.

O pequeno produtor rural, Joelson Sebastião da Silva, 52 anos, ressaltou que essa ação da Prefeitura e suas parcerias é um grande avanço para o Arapuá. “Nunca teve isso aqui, antes tínhamos que comprar tudo e ainda pagar maquinário para realizar o serviço e com isso gastávamos muito. Além disso, com a extensão da Secretaria instalada aqui no Arapuá facilita nosso contato, pois não precisamos ir até a Cidade para sermos atendidos ou mesmo solicitar maquinário e pegar mudas de árvores”. 

?

O secretário também explicou que é importante existir a contrapartida dos produtores. “O município cede maquinário (uma carreta, dois tratores, grades de arado e dois tratores para pequenas culturas), a Fibria entra com insumos – sementes e adubo – e o produtor rural paga o combustível das máquinas. Dessa maneira, cria-se uma relação de compromisso, pois eles também têm participação financeira no processo”.

SERVIÇO

O produtor rural que precisar de auxílio do Departamento de Agronegócio, Ciência e Tecnologia, basta comparecer na sede ou ligar para (67) 3929-9965 | (67) 9238-2893 ou enviar e-mail para [email protected]