MS Notícias

Movimento S.O.S Cultura entrega à Câmara Municipal pedido de cassação de Gilmar Olarte

Fernando Cruz, representante do S.O.S Cultura lê pronunciamento em defesa da Cultura durante sessão do dia 5 de março

O movimento “S.O.S Cultura” se reúne neste momento na sessão da Câmara Municipal de Campo Grande, em pedido de cassação do prefeito Gilmar Olarte. A reivindicação é em razão do descaso do município com a classe artística.

Artistas e produtores culturais que estão à frente do movimento protocolam hoje junto ao Advogado Rogério Batalha, o pedido de cassação do prefeito. O documento será entregue simbolicamente durante a sessão para o presidente da Câmara Mário César.

O movimento que já acontece na Capital há 16 dias, pede pelo cumprimento da Lei de 1% da Cultura, o pagamento dos projetos contemplados pelos fundos municipais FMIC (Fundo Municipal de Incentivo à Cultura) e FOMTEATRO (Fundo de Fomento ao Teatro) relativos ao ano de 2014, o pagamento de todas as atividades culturais que estão com seus cachês atrasados e a reabertura do fundos municipais de 2015.

Dos R$ 4 milhões que deve aos artistas da Capital Olarte ofereceu a proposta de pagar apenas R$ 700 mil parcelado em três vezes, e o restante, o prefeito afirmou deixar a cargo da justiça.

Neste momento, cerca de 50 pessoas representantes do movimento aguardam na Câmara Municipal para repassar o documento, assinado pelo S.O.S Cultura, Teatro Imaginário Maracangalha, Circo da Mata, Associação Cultural Dança Urbana, Sindicato dos Músicos, Flor e Espinho, Teatral Grupo de Risco e Coletivo Terra Vermelha.