MS Notícias

Incentivo

Mais de dois mil catadores serão beneficiados com projeto do governo do Estado

Governador Reinaldo Azambuja durante o lançamento do MS Sustentável - Wanderson Lara

Mais de dois mil catadores organizados e não organizados serão beneficiados com o programa MS Sustentável em Mato Grosso do Sul. O projeto tem como objetivo diagnosticar as condições de vida de trabalho dos catadores e catadoras de materiais recicláveis.  

O MS Sustentável será desenvolvido a partir de mobilizações sociais e visitas que subsidiarão a elaboração do retrato da situação atual e orientar as futuras ações governantes, o programa tem como principal objetivo promover a melhoria e condições de vida e trabalho dos catadores. 

Em parceira com o governo federal que disponibilizou R$ 5 milhões para execução do programa, o governo do Estado investiu mais R$ 263 mil. De acordo com o Wilton Acosta, presidente da Funtrab (Fundação Estadual do Trabalho), este orçamento será para aquisição de equipamentos, como balança, empilhadeiras, caminhões e também para capacitação das turmas e organização.Os municípios beneficiados pelo programa são Dourados, Ponta Porã, Corumbá e Três Lagoas.

No Estado, 90% dos catadores não tem cooperação e nem organização, o programa contará com o apoio do banco de dados das prefeituras, que incluirão os projetos desde da coleta até a comercialização desses catadores.

O presidente do Fórum Municipal de Lixo e Cidadania, Luiz Carlos ressaltou a importância do programa, mas também lembrou que não pode privilegiar um grupo de catadores e que “esse modelo de política tem que ser aberta e por isso pede nossa colaboração”, argumenta.

Segundo Sueli Placido, supervisora do projeto MS Sustentável, será feita uma mobilização em busca dos catadores e depois eles passarão por cursos e capacitação, além de palestras. ”As turmas serão formadas até 2016, cada reunião será feita com 50 catadores”, explica.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o programa vai reestruturar todo o seguimento de catadores e agentes do meio ambiente do Mato Grosso do Sul. “Vamos fazer dessa organização social que trabalha com material reciclável para que eles possam ter uma estrutura, primeiro estrutura de equipamento, a segunda de organização social, para ter o ganho dividido entre todos e não como existe hoje que alguns ganham muitos e poucos ganham nada”, explica.

O programa foi lançado hoje pelo governador Reinaldo Azambuja. O evento de lançamento aconteceu na Escola Estadual Thereza Noronha de Carvalho, no Bairro Parque Lageado, na Capital e contou com a presença de várias autoridades locais.