MS Notícias

Álcool e Drogas

“Pro dia nascer feliz” é inaugurada e terá 14 leitos para dependentes

Wanderson Lara

A Unidade de Acolhimento Adulto (UAA) “Pro dia nascer feliz”, voltada a dependentes químicos (álcool e drogas) foi inaugurada hoje, dia 16, pela prefeitura municipal de Campo Grande com a presença do gestor municipal e secretários. A unidade é a primeira de Mato Grosso do Sul e a segunda do centro-oeste, sendo a primeira inaugurada no Distrito Federal.

“É um dia muito importante. Está aí o resultado do apoio dado pelo prefeito Olarte. Sabemos que o paciente dependente, de álcool e drogas, são abandonados. Agora estaremos tratando de um problema grave. Temos importantes parcerias como a com a Funsat (Fundação Social do Trabalho), por meio do secretário Cícero, pois os pacientes saindo do tratamento já terão garantido emprego, um lugar no mercado de trabalho”, ressaltou Jamal Salem, secretário municipal de saúde que ainda revelou  que em três meses uma unidade com 10 leitos deve ser inaugurada no bairro Paulo Coelho Machado na região sul da capital.  

Para o prefeito Gilmar Olarte (PP), a inauguração da Unidade de Acolhimento Adulto é uma grande e importante conquista. “Devemos celebrar as conquistas. Essa inauguração é muito importante. Comecei minha vida pública recuperando jovens dependentes químicos, isso quando tinha 16 anos. Foram mais de 500 jovens recuperados e isso está em nosso coração. Aqui não iremos só tratar de jovens, mas também de pessoas que estão na 3ª idade que são dependentes do álcool. Precisamos avançar muito mais nos trabalhos. Não podemos virar as costas a essas pessoas. Elas precisam de todas as condições para sair da situação em que estão”, disse Olarte.

A coordenadora de saúde mental da Sesau (secretaria municipal de saúde), Ana Carolina Guimarães, frisou que com a unidade Campo Grande avança nesse tipo de tratamento. “Esta unidade é um grande suporte para os Caps – AD ( Centro de Apoio Psico-social Álcool e Drogas) e fortalece bastante as ações de saúde no município”, comentou a coordenadora que afirmou que amanhã, dia 17, 5 pacientes já receberão tratamento no local, num total de 14 entre homens e mulheres. Os trabalhos serão realizados por 10 profissionais capacitados de nível médio com horário de atendimento 24 horas.