MS Notícias

Caos

UPAs lotam com falta de atendimento na Santa Casa e pacientes reclamam

Vidros espelhados, colocados pela gestão municipal, evitam ver lotação dentro da Unidade / Foto: Tonni Balejo

A redução e até a mesma a falta de atendimentos no maior Hospital de Mato Grosso do Sul, Santa Casa de Campo Grande, tem acarretado problemas agora nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), como Vila Almeida, Coronel Antonino e Universitário, já que aumentou a procura da população por atendimento nas unidades.  

Na UPA do bairro Universitário, que fica na avenida Guaicurus, ontem, dia 05, de acordo com pacientes, estava cheio por pessoas em busca de atendimento. O vendedor, Wellington Souza de 19 anos, procurou por atendimento e relatou ter esperado por pelo menos uma hora e meia. “Poderia ser mais rápido o atendimento, pois tem muita gente esperando”, disse o vendedor.

Uma técnica em enfermagem no local, que não se identificou, disse que hoje a situação deve piorar. “Os pacientes estão reclamando bastante. Eu fico triste pela população que sofre sem atendimento. A atual gestão demonstra não se importar nem um pouco com os servidores públicos e muito menos com a população”, desabafou.

Na região norte da cidade, na UPA do bairro Coronel Antonino, a situação não era diferente, pois também estava com grande procura por atendimentos médicos. Para a estudante, Silvia Marques, que levou o avô para ser atendido, a falta de atendimento na Santa Casa refletiu seriamente nas Unidades de Pronto Atendimento. “Mudou muito a movimentação aqui. Tem muita gente esperando e esperando muito. É complicado esperar com idosos e, claro, com crianças também”, frisou Silvia.

Uma enfermeira que trabalha na unidade, que também não disse o nome, afirmou que a situação não é das melhores. “O fechamento da Santa Casa é um crime. O caos vai se instalar, com certeza”, exclamou.

A reportagem do MS Notícias visitou ainda a UPA do bairro Vila Almeida, na região oeste da cidade, e lá encontramos o empresário Getúlio Quadros, que depois de ver mais de 70 pessoas em sua frente na fila de espera por atendimento, desistiu e foi embora. “Vim trazer minha esposa que está com dengue para fazer exame, mas está muito lotado o posto. Vamos fazer o exame na rede particular. Não dá para esperar”, disse a este site o empresário.

Para evitar que a imprensa registre com imagens a lotação das UPAs, a gestão municipal aplicou nos vidros das unidades insul-film espelhados, evitando assim de que quem estiver do lado de fora do local, veja a grande quantidade de pessoas que esperam por atendimento.