MS Notícias

Governador assina convênio para incentivar jovens a participar da política

Foto: Wanderson Lara

Com objetivo de incentivar os jovens a ter participação na política, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e o presidente da Assembleia Legislativa assinaram, na tarde de hoje, o convênio do Parlamentar Jovem 2015. Ao todos serão eleitos 24 deputados e as eleições ocorrem ainda este ano nas escolas estaduais.

O Parlamento Jovem foi lançado em 2007 pelo deputado Carlos Arroyo (PR) e tem como principal meta promover a conscientização e participação dos jovens na atuação política. O projeto é realizado anualmente em parceria com o governo do Estado por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação).

O presidente da assembleia, deputado Júnior Mocchi (PMDB) ressaltou a importância dos jovens na política e renova o compromisso de trabalhar em prol de aprimorar o projeto. “Estamos trabalhando para aprimorar este projeto e incentivar o surgimento das novas lideranças políticas no estado”, afirma.

Já o governador Reinaldo Azambuja explicou a conscientização dos jovens sobre a política e ressaltou que é preciso discutir a boa política com a juventude. “Temos que discutir a boa política em favor da sociedade, por isso é importante esse projeto. Que comece nas escolas e famílias. Se o cidadão de bem não participa da política, ele acaba dando espaço para aqueles que não tem compromisso”, ressalta.

Carlos Henrique, de 18 anos, foi um dos participantes do projeto em Mato Grosso do Sul, Ele foi reeleito duas vezes e cada mandato teve um ano. Para Henrique, a participação na política trouxe desenvolvimento pessoal e a oportunidade de conhecer de perto a realidade dos parlamentares. “Tive a oportunidade de conhecer melhor a política e ajudou muito no meu desenvolvimento pessoal”, explica.

O edital de convocação para as eleições deste ano será publicado no diário oficial no próximo dia 28, ao todos serão eleitos 24 deputados e suplentes. A votação nas escolas ocorre no dia 7 de outubro. A diplomação e posse serão realizadas em dezembro.