MS Notícias

Precário

Sujeira e falta de iluminação prejudicam moradores do Santo Amaro

Wanderson Lara

“Tá um caos. Precário demais”. Assim, o atendente comercial Carlos Alberto Ávila Lopes, morador do bairro Santo Amaro, define a situação da esquina das ruas Nioque e Machado de Assis em que a paisagem é tomada por muito entulho que está jogado na via. No local tem de tudo, como sofá, roupas, galhos, garrafas, entre outras coisas.

“Isso aqui já está há mais de três meses. Foi um pedido da agente de saúde para colocar os entulhos na rua, dizendo que o recolhimento iria ser feito, mas nada até agora. Nesse entulho aqui em frente, foi encontrado até quadro de uma moto, que foi roubada no dia 15 de março, isso conforme o policial. E o problema não é só aqui, é no bairro todo”, disse ao MS Notícias o atendente comercial.

Outro ponto reclamado pelo morador é a falta de energia elétrica. Carlos conta que há 25 anos não há iluminação pública. “Agora tem poste, mas a área foi locada por uma empresa de telefonia e agora tem um impasse, pois não pode colocar iluminação pelo poste não pertencer à empresa de energia elétrica. Já fizemos reclamação. Está um jogo de empurra-empurra. Ligamos para a prefeitura que pede para ligar para Seintrha [Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação]. Param carros, as pessoas começam a fazer sexo, usar drogas e ingerir bebidas alcoólicas. Aproveitam a escuridão. A gente espera por providências”, exclamou.

A aposentada Irenia Primo do Nasicmento também reforça as reclamações e se mostra insatisfeita. “Aqui está demais não é. Ao invés de diminuir o problema só aumenta. Nosso bairro está esquecido. Não tem lazer para idoso nem para criança. De noite por causa da escuridão vira motel. Já reclamamos, mas não tem jeito. Esperamos que façam algo por nós”, comentou a aposentada que mora há mais de 40 anos no bairro.

Nelson Gomes Vieira, encanador, mora há pelo menos 30 anos no Santo Amaro e fala que o problema da sujeira nas ruas é um grande perigo para todos. “Colocaram fogo durante a madrugada no entulho. Perigo para o trânsito também, pode causar um acidente muito grave. É perigo para saúde também, pois tem muita coisa nociva nesse entulho. Tem lixos de domicílios, tem pessoas que trazem lixo de outros bairros. A prefeitura também tem culpa, não é só a população. Na época que mandaram colocar o lixo na frente de casa, a prefeitura tinha quatro frentes de trabalhos, e nenhuma passou por aqui”, contou o encanador.