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Essencial para lojistas, especialista explica importância do ‘Vitrinismo’

Tonni Balejo

A vitrine de uma loja é o grande chamariz para que um cliente entre no comércio e acabe levando os produtos. Ter uma vitrine bem arrumada e atrativa faz total diferença na hora de vender e isso se chama “Vitrinismo”.

Segundo o Personal e Professional Coach em Visual, Wellyngton Meneses, o vitrinismo é para passar nova visão e atrair o público, tendo que ser feito numa comunicação mais ‘acertiva’. “Hoje tem vitrine que cometem pequenos erros. Expõe produtos iguais, só mudam nas cores e isso carrega e dificulta na escolha do cliente pelo produto. Tudo varia conforme o público na vitrine”, contou ao MS Notícias Wellyngton.

O especialista ainda ressalta pontos necessários como ter comunicação efetiva, produtos precificados para que o cliente se sinta mais seguro de entrar na loja. “É preciso dar movimento a vitrine, expondo manequins de forma ondulada. Não seguir padrão de alinhamento. Existem dois segredos importantes. Primeiro é conhecer comportamento do seu público durante os dias da semana e durante fim de semana. Segundo é conhecer seu estoque e seus produtos de curva A, B e C. Para saber exatamente o que é mais vendido e o que demora mais tempo para ser vendido. Tendo essas duas informações você consegue montar uma vitrine mais correta”, salienta.

Wellyngton diz que o ‘vitrinismo’ é uma vertente do visual merchandising. E tem como principal função atrair o cliente no primeiro olhar. “O cliente olha e necessita vontade entrar na loja e consumir. Pesquisas indicam que de 60 a 80% de vendas são realizadas através do olhar do cliente na vitrine. Então a comunicação visual precisa gerar desejo, satisfação e até mesmo sugerir uma combinação de looks”, finalizou.