MS Notícias

Mais orçamento

Bancada de MS apresenta proposta de 1,48 bilhão para investimento federal em 2016

Bancada federal de Mato Grosso do Sul apresentou emendas ao Orçamento da União de 2016 (Foto: assessoria)

Áreas que necessitam de mais investimentos como saúde, educação, segurança e transporte estão entre as 15 emendas apresentadas nesta última terça-feira (20) pela bancada federal de Mato Grosso do Sul ao Orçamento da União de 2016. As propostas totalizaram R$ 1,48 bilhão e o prazo de entrega dos relatórios estaduais terminou ontem (20) às 21 horas.

O coordenador da bancada é o senador Waldemir Moka (PMDB), que afirmou que não houve divergências entre os 11 parlamentares sul-mato-grossenses (três senadores e oito deputados federais), para o fechamento das emendas que ocorreu após três reuniões em Brasília.

"Houve consenso de que obras e projetos em andamento devem ser atendidos, até que fiquem prontos. E depois entendemos que a saúde é uma área que precisamos dar atenção especial. Também se discutiu a necessidade de atendemos a projetos de pavimentação de trechos de rodovias no Estado. O governador compromete-se a aplicar um real para cada real investido em verba federal", justificou.

Segundo o líder da bancada os valores estimas foram altos, pois se acredita que o montante destinado ao estado não deve chegar a 30% do 1,48 bilhão que foi solicitado.

“Se pedirmos valor baixo, aí o que sobrará não dará nem para iniciar a obra contemplada", argumenta Moka.

Moka alerta que o governo federal não tem liberado recursos provenientes de emendas coletivas e a bancada tem sido contemplada nas chamadas emendas individuais em que cada parlamentar pode destinar R$ 15,3 milhões para os municípios. "O que tem salvado são as emendas individuais. Sem elas, não teríamos como atender aos prefeitos com montante mínimo de recursos", diz.