MS Notícias

Após rompimento de barragens, famílias estão em desabrigadas e buscam desaparecidos

Foto: Lincon Zarbietti/O Tempo/Estadão Conteúdo

O rompimento da barragem da mineradora Samarco Fundão, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG) aconteceu por volta das 16 horas desta quinta-feira (5). Segundo informações  do site Uol, até às 23 horas o Corpo de Bombeiros havia confirmado uma morte, porém, sindicatos dos trabalhadores da mineradora afirmam ser entre 15 mortes. Cerca de 600 pessoas moram no distrito. 

Com rompimento da barragem, a lama invadiu o subdistrito de Bento Rodrigues e atingiu a região de Paracatu Baixo, as famílias que foram obrigadas a sair correndo de suas casas estão alojadas em quadra de esportes do município de Mariana, onde passaram a noite e devem permanecer nos próximos dias. Conforme PM (Polícia Militar) de Ouro Preto, o número de desabrigados deve chegar às centenas. 

Na manhã desta sexta-feira (6), o governador Fernando Pimentel (PT) e o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, devem visitar a cidade.

Testemunhas contam que no início do rompimento da barragem, pessoas com motos que trabalhavam no local ou estavam próximos começaram a correr pelas ruas de Bento Rodrigues para avisar moradores do rompimento pedindo que pessoas saíssem de suas casas. 

A suposta causa do rompimento são abalos sísmicos, segundo empresa responsável, Samarco, porém ainda não há confirmação. Outra informação ainda não confirmada é o número de desaparecidos, até momento segundo Bombeiros seriam 14 pessoas.