MS Notícias

Após consertar vazamentos subterrâneos, Sejusp reduz conta de água em 83%

Foto: divulgação

Aderindo a campanha Governo Consciente, lançada no final de novembro, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) conseguiu reduzir em 83% os gastos com contas de água.

Através de um estudo a equipe de manutenção da sede da Secretaria detectou vazamentos subterrâneos nos canos existentes sob o prédio, que foram isolados após a instalação de uma nova tubulação na parte externa. Com investimento de pouco mais de R$ 8 mil nos reparos, a conta de água da Sejusp caiu em 83% de um mês para o outro.

A ideia para a substituição da tubulação que partiu do secretário adjunto de Estado de Justiça e Segurança Pública, Helton Fonseca Bernardes, pode representar uma economia de mais de R$ 700 mil reais por ano para o Estado, recursos estes que serão investidos em outras áreas da segurança pública, como por exemplo, em equipamentos para as polícias.

“As contas eram muito altas pelo fluxo de uso da unidade, apesar de não existirem vazamentos aparentes e como tenho experiência com obras e reformas sugeri a instalação da tubulação externa e na superfície, para facilitar a manutenção regular e também para deixar visíveis os vazamentos quando estes ocorrerem e quando a conta chegou veio a boa surpresa da economia”, explica o secretário Helton.

De acordo Marcos Borges, que é coordenador do programa Governo Consciente na Sejusp, houve economia de 72% nas contas de água também no prédio onde estão as sedes do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar e o Laboratório de Lavagem de Dinheiro da Polícia Civil. “Nós revisamos e substituímos válvulas, registros, boias, conexões e a tubulação que antes era subterrânea passou a ser externa e aérea”, detalha.

A campanha Governo Consciente tem por objetivo conscientizar servidores públicos quanto ao consumo de recursos sem desperdício, o chamado consumo inteligente de papel, água, energia elétrica, entre outras coisas.