MS Notícias

UTR não tem capacidade

Catadores de reciclados são proibidos de entrar no lixão e esperam por ajuda do prefeito

Policiais e guardas municipais fazem a segurança no lixão - Wanderson Lara

Na manhã desta segunda-feira (29) começou a ter validade uma ordem judicial que impede catadores de reciclagem de entrar no aterro sanitário. A Polícia Militar e a Guarda Municipal estavam presentes no local.

De acordo com o Tenente da Polícia Militar Luiz Paulo Delazari, a polícia estará presente no local por todo o dia desta segunda-feira, para evitar uma possível tentativa dos catadores de entrarem no aterro. “Eles [catadores] tem um acordo, que venceu hoje, então estamos aqui para evitar um tumulto, que possa acontecer impedindo a entrada do caminhão. Aqui está tranquilo, não teve nenhum início de tumulto, a reivindicações deles é o fato de não ter vaga para todos os trabalhadores, alguns foram cadastrados, mas não tem vagas para todos”.

O representante dos catadores de reciclagem Rodrigo Leão Marques conhecido como “Carioca do lixão” disse estar revoltado, porque sempre trabalharam e nunca cobraram nada, por isso ele julga que a Solurb é ‘inimiga número um dos catadores’, porque através dos caminhões que coletam na cidade eles conseguiam fazer o trabalho deles e manter o sustento da família, mas hoje através de uma liminar, eles foram proibidos de entrar e trabalhar.

Carioca do lixão

“Emprego nós nunca tivemos com a Solurb, só que a Solurb é ‘inimiga número um dos catadores’, e hoje ela conseguiu uma liminar na justiça através da construção dessa Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR), que não atende á todos os catadores, lá tem capacidade para 80 pessoas trabalharem, nós somos 429. Na semana passada o prefeito Alcides Bernal teve pessoalmente aqui conversando com  os catadores. Ele falou que vai nos ajudar, porque nós precisamos e dependemos do lixão, porque a UTR não tem capacidade para todos os trabalhadores”.

Ainda de acordo com Carioca o diretor presidente da Fundação Social do Trabalho de Campo Grande Aldo Donizete esteve na manhã desta segunda-feira conversando com os catadores e disse que entrará com uma medida para que eles possam voltar a trabalhar. “Os representantes da prefeitura vieram aqui hoje mais cedo, o senhor Aldo Donizete, e falaram que iam no fórum ver se recorrem dessa decisão judicial”.

A equipe do MS Notícias tentou falar com o representante da Solurb no aterro sanitário, mas de acordo com informações de funcionários do local ele preferiu não falar com a imprensa.